• AO MESTRE GAITEIRO

     

    Homenagem do Som do Vialejo ao grande gaitista brasileiro Manoel Xisto (foto), que adotou o nome artístico de FRED WILLIAM, nascido em 28 de dezembro de 1926, no Rio de Janeiro.

    A grafia do pseudônimo artístico deste exímio instrumentista aparece muitas vezes alterada, com ou sem a desinência ‘S’ em William, possivelmente devido ao homônimo ator americano Fred Williams.

    Fred, que além de gaitista é também compositor, ficou famoso em 1957 quando emplacou em todo o Brasil o “Baião da Serra Grande”, de Palmeira e Biá, rivalizando com o acordeonista Mario Zan na execussão da mesma peça musical em todo o rádio brasileiro.

    Que um dos poucos mestres do pequenino e afoito instrumento, no alto dos seus 86 anos, ainda sopre bastante por essa vida afora.

    Aliás, tocar gaita é manter a vida em curso, posto que respiramos através do próprio instrumento musical. E o velho “vialejo” de guerra é o único que tem tal integração absoluta com o ato de respirar. E respirar é viver.

    Portanto, muitos outros natais, seu Xisto!

     

    Abaixo, o link de Sonho Meu, música de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, com Fred William: http://www.youtube.com/watch?v=zFDuGxsmojc


     Leave a reply