• DILMA VAI USAR O FUNDO SOBERANO

     

    DILMA DEFENDE USO DO FUNDO SOBERANO PORQUE CRESCIMENTO ‘É MENOR DO QUE ANTES’

    FOLHA DE S. PAULO / Isabel Fleck e Giuliana Vallone (Nova York); Marcelo Leite (enviado especial a Nova York) – A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (23), em Nova York, que decidiu utilizar R$ 3,5 bilhões em recursos do Fundo Soberano porque o crescimento do país é “menor do que antes”.

    “É estarrecedor que questionem a utilização do fundo agora, que o país cresce menos do que crescia quando ele foi formado”, afirmou a presidente, logo após discurso na Cúpula do Clima da ONU.

    “(A utilização do fundo) significa que o crescimento é menor do que antes, e você age para ampliar”, declarou, ao ser questionada se o país está em crise.

    O Fundo Soberano é uma espécie de poupança criada ao fim de 2008 para investimentos e aplicações financeiras.

    A maior parte do dinheiro do fundo –R$ 12,4 bilhões– já havia sido desviada de suas finalidades originais e empregada para fechar as contas federais de 2012.

    De acordo com Dilma, agora “é hora de usar” o fundo, “porque o governo teve uma política muita séria e sistemática de guardar para o futuro”.

    “Podíamos ter gasto o dinheiro, mas guardamos para usar de forma contracíclica”, destacou. “Se o ciclo está ruim, ele aumenta o gasto para conter o ciclo. Se o ciclo está bom, ele segura o gasto e faz uma poupança.”

    Nesta segunda (22), o governo reduziu a projeção para o crescimento econômico e voltou a adotar manobras heterodoxas na tentativa de fechar as contas do Tesouro neste ano eleitoral.

    A estimativa oficial para a expansão do PIB, que era de 2,5% no início do ano e já havia caído para 1,8%, passou a 0,9%. Ainda assim, é otimista na comparação com as previsões do mercado, que estão em torno de 0,3%.


  • ESSA GURIA NASCEU PARA PELEAR OU PELEGAR?

    Foto quando criança da atual candidata a Presidente da República pelo PSOL, Luciana Genro e o pai, o petista Tarso Genro, em maio de 1972, durante o autoexílio deste no Uruguai.

    “Olha lá, companheira, eu e minha guria… essa guapa, quando crescer, ainda vai fazer muito estrago em ninho de tucano, tchê!”

     

                                              “LINHA AUXILIAR DO PT, UMA OVA!”

    CONGRESSO EM FOCO / UOL – Os candidatos Luciana Genro (PSOL) e Aécio Neves (PSDB) protagonizaram o momento mais acalorado do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com oito dos 11 presidenciáveis na noite dessa terça-feira (16). Questionada pelo tucano sobre educação, Luciana deixou o assunto de lado e partiu para o ataque. A candidata do PSOL lembrou denúncias de corrupção envolvendo o PSDB, como a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição e as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso, além do mensalão mineiro. “O senhor falando do PT é o sujo falando do mal lavado”, disparou.

    Ao responder, Aécio “saudou”, de maneira irônica, o retorno de Luciana Genro às origens petistas e a acusou de atuar como “linha auxiliar do PT”. “Com todo o respeito, linha auxiliar do PT, uma ova, candidato Aécio! Porque o PT aprendeu com o senhor, aprendeu com o seu partido”, rebateu a ex-deputada. “O senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar à família, tão fanático da corrupção que consegue construir um aeroporto para beneficiar sua família”, emendou Luciana, em alusão à pista construída pelo governo Aécio nas proximidades de uma fazenda de sua família no município de Cláudio (MG).

    O tucano pediu direito de resposta e classificou como “irrelevantes”, “levianas” e “irresponsáveis” as acusações feitas pela candidata. “Política é isso, ter de ouvir impropérios irrelevantes de quem não tem propostas para o Brasil”, contra-atacou o senador.


  • O MONO DA DISCÓRDIA (*)

    Macaco-aranha (Ateles Paniscus).

     

    CASA DE GREMISTA ACUSADA DE RACISMO É DEPREDADA COM COQUETEL MOLOTOV NO RS

    UOL / Marinho Saldanha (Porto Alegre) – Depois de ter a casa apedrejada e ser alvo de ameaças, a torcedora do Grêmio Patricia Moreira da Silva, flagrada dirigindo insultos racistas ao goleiro Aranha, do Santos, teve sua casa incendiada em Porto Alegre nesta sexta-feira.

    O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local por volta das 4h da manhã, e conseguiu controlar as chamas. Segundo o advogado de Patricia, Alexandre Rossato, a torcedora não reside mais no local, e está morando com familiares.

    “Na verdade não foi incendio, e sim um ato de vandalismo. Atearam fogo em, provavelmente, um coquetel Molotov, e arremessaram na casa. Não chegou a pegar, mas poderia ter sido bem pior. É uma situação muito complicada”, disse o advogado.

    “Não temos ideia dos autores, mas o que está acontecendo é um absurdo. Estão tendo atos muito mais criminosos do que qualquer crime que ela tenha cometido”, completou.

    Um dos irmãos de Patrícia vai prestar queixa na polícia ainda na tarde desta sexta-feira. A torcedora falou à imprensa pela primeira vez no último dia 5, e se disse arrependida dos insultos.

    O caso acarretou na exclusão do Grêmio da Copa do Brasil em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em uma decisão inédita no futebol brasileiro.

     

    Nota do SDV ( * ): o macaco-aranha, de nome científico Ateles Paniscus, apresenta cauda preênsil que utiliza para locomoção e forrageamento. Vive exclusivamente em florestas altas, ocupando preferencialmente os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes. Considerando-se seu tamanho e a especialização locomotora, esse comportamento é provavelmente predominante ao longo de toda sua área de distribuição. A vocalização é emitida somente por machos e pode ser ouvida a 500 metros. É usada como uma chamada de alarme e também para localização dos alimentos. É um animal frugívoro por excelência, além das frutas come também mel, folhas novas, flores e outras partes da planta. O tamanho médio dos grupos é de aproximadamente 18 indivíduos. Tem apenas um filhote por ano que é completamente dependente da mãe até os 10 meses. Em cativeiro, tem um comportamento agitado. O macaco-aranha pesa, em média, 7,7 kg, com as fêmeas um pouco menores que os machos. A média do comprimento é cerca de 60 cm. A ocorrência geográfica, no Brasil, acontece no nordeste da Amazônia, ao norte do rio Amazonas e a leste do rio Negro. A espécie é considerada ameaçada, de acordo com a lista oficial do IBAMA, apêndice II da CITES. Sua vulnerabilidade também se dá devido à caça e a distúrbios de seu habitat natural.


  • “SABEM DE NADA, INOCENTES!”

     

                 DILMA DIZ QUE NÃO SABIA DE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

    UOL (São Paulo) – A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, afirmou nesta segunda-feira (8), em entrevista ao “Estado de S.Paulo”, que desconhecia qualquer suposto esquema de corrupção dentro da Petrobras, mas disse que o governo vai se empenhar na investigação.

    Segundo Dilma, não houve qualquer pedido a ela, quando assumiu, para que mantivesse a direção da empresa do governo anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).  “Eu não tinha a menor ideia de que isso ocorria dentro da Petrobras”, disse. “Eu substitui aqueles que eu não considerava melhores para a minha equipe.”

    Segundo a presidente, ela determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que ele fizesse um ofício à Polícia Federal pedindo mais informações. “Se tiver algum funcionário do governo, qualquer pessoa do governo federal envolvida, queríamos ter acesso para tomarmos as providências. Baseadas em informações oficiais”, disse.

    Segundo a edição da revista “Veja” que começou a circular neste sábado (6), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa revelou o nome de vários parlamentares e governadores que teriam recebido propina.

    Os nomes revelados por Costa incluem pessoas ligadas às duas candidatas que lideram as pesquisas eleitorais para a Presidência, Dilma e Marina Silva (PSB).

    A relação dos citados pelo ex-executivo da Petrobras vai do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto no último dia 13.

    “A revista que divulga diz que tem as informações, mas não de onde as tirou. Estamos pedindo à Procuradoria Geral da República que nos informe para eu procedermos com as providências cabíveis. Se estiver [a pessoa] comprometida, é afastamento puro e simples. Eu sou presidenta. Tenho de acatar informações oficiais, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Não quero dar à imprensa um caráter que ela não tem”, disse.

    A presidente disse que nos últimos três governos houve investigação, ao contrário do que ocorria antes. “Quem não investiga não descobre. Não engavetamos. Nós investigamos, fizemos o dever de casa. Não deixamos escondido debaixo do tapete. O que aumentou foi a investigação da corrupção”, disse.


  • DE TUCANOS, CAMELOS E O RACHA PRÓ-MARINA!

    A candidata Marina Silva e suas ‘Patinhas de Camelo’ (cameltoes): “Agora é Toes!! Foto de Edson Silva (Folhapress – 28/08/2014).


                           MARINA CRESCE NO ELEITORADO QUE PREFERE O PSDB

    FOLHA DE S. PAULO / Alexandre Aragão (São Paulo) – As intenções de voto na candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, cresceram entre o eleitorado cujo partido de preferência é o PSDB – a ex-senadora subiu de 20% para 25% no grupo. No mesmo período, o tucano Aécio Neves oscilou entre simpatizantes de seu partido de 62% para 61%.

    Apesar de, nesse caso, não ter ocorrido transferência direta de votos de Aécio para Marina, o crescimento da pessebista no conjunto diminui o espaço de expansão do candidato do tucano exatamente entre aqueles aos quais seria mais fácil arregimentar.

    Os dados, da pesquisa Datafolha divulgada na sexta (30), mostram que Aécio é o que possui menos intenções de voto entre apoiadores do próprio partido, dentre os três principais postulantes. Enquanto Dilma Rousseff (PT) soma 78% dos votos petistas, e Marina tem 83% dos pessebistas, Aécio atinge 61% entre eleitores tucanos.

    Levando em conta o eleitorado que declara preferência partidária, Marina é a única que lidera em mais de uma sigla. Além do PSB, ela é a mais votada entre os que apoiam o PV (83%) e o PMDB (37%).

    Entre a primeira pesquisa do Datafolha com Marina, feita imediatamente após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, e a segunda, realizada na semana passada, a campanha de Aécio assistiu à migração de parte de seu eleitorado em direção à candidata do PSB.

    A desidratação ocorreu entre os eleitores mais escolarizados e com renda entre 5 e 10 salários mínimos. Esse perfil é semelhante ao eleitor típico da ex-senadora, que é jovem, bem escolarizado, morador de cidade média ou grande e possui renda familiar acima da média nacional.

    Na última pesquisa, Marina vence entre jovens, pessoas com ensino superior, e no eleitorado com renda entre 5 e 10 salários mínimos.

    Dados por segmento mostram os perfis em que cada um vai bem ou mal. Ajudam a mapear forças e fraquezas dos concorrentes e a ajustar discursos.