• “TEM CULPA EU?”

    A Fifa aguarda a conclusão da perícia na área do acidente no Itaquerão para definir se o estádio vai ser o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. Dependendo do laudo e das considerações técnicas, legais e financeiras por parte dos organizadores, a entidade pode acionar um plano B.

     

                       APÓS ACIDENTE, FIFA TEM PLANO B PARA SÃO PAULO NA COPA

    AGÉNCIA ESTADO / Jamil Chade – Fontes ligadas à organização da Copa confirmaram com exclusividade ao jornal O Estado de S. Paulo que a Fifa não quer mais correr riscos e, se a constatação for de que os danos são graves, impedindo a implantação das arquibancadas móveis que aumentariam a capacidade do estádio, a entidade pode levar a abertura para uma das arenas já prontas e que foram usadas na Copa das Confederações. Rio de Janeiro e Brasília seriam as primeiras opções, com Belo Horizonte também podendo entrar na briga. São Paulo ficaria apenas com jogos menores e sem a presença do Brasil.

    Oficialmente, a Fifa deixou claro nesta quinta-feira que ainda não garante o estádio do Corinthians. Uma decisão será tomada na semana que vem, depois que o informe detalhado seja concluído sobre os estragos causados pelo acidente que matou duas pessoas em Itaquera. Outro motivo de apreensão é uma eventual ordem pelo Ministério Público de suspensão das obras.

    “Ainda é prematuro fazer qualquer avaliação detalhada sobre a situação da arena Corinthians, já que ainda estamos esperando um informe técnico para sermos capazes de avaliar a escala dos estragos”, indicou a entidade em um comunicado. Questionada se a Fifa garantia São Paulo na abertura, a assessoria de imprensa apenas informou: “Falaremos na semana que vem”.

    Apesar de já vender entradas para os jogos e ter um calendário publicado, a Fifa admite que mudanças podem ocorrer. Fontes ligadas aos organizadores relatam que a mudança, em termos operacionais, não seria impossível nem afetaria o gramado dos demais estádios. A abertura ocorre no dia 12 de junho. Mas tanto o Maracanã quanto o estádio de Brasília só entram na Copa no dia 15, o que daria tempo suficiente para permitir que um desses dois estádios também recebesse a abertura.

    Quanto à semifinal em São Paulo, tanto Brasília quanto o Rio de Janeiro poderiam acolher o jogo sem que isso represente um esforço extra para o gramado. Caso esse cenário acabe se confirmando, São Paulo ficaria apenas com quatro jogos dos 64 da Copa. Eles seriam três da primeira fase e que exigiriam uma capacidade bem mais reduzida que um jogo de abertura ou semifinal. A cidade ainda poderia manter um dos jogos das oitavas de final, no dia 1º de julho.

    ARQUIBANCADAS – O centro das atenções da Fifa está na instalação das arquibancadas móveis, o que garantiria o número de lugares (62 mil) para entrar nos critérios da entidade para um jogo de abertura e uma semifinal. Se o dano constatado for importante ou os atrasos acabem sendo significativos, uma opção seria a de abandonar as arquibancadas móveis.

    Quanto aos ingressos já vendidos, fontes dos organizadores do Mundial estimam que a operação também não seria das mais complicadas caso haja mudanças. Quem obteve o ingresso poderia usá-lo no outro estádio ou ser ressarcido se optar por não viajar.

    Nos bastidores, fontes da organização confirmam que o impacto da perda de São Paulo na abertura da Copa seria profundo e existe uma forte pressão para que a cidade não seja excluída das grandes partidas. Segundo a Fifa, uma avaliação sobre o destino do estádio e sua utilização no Mundial só ficará pronta na semana que vem, quando o Comitê Organizador da Fifa se reunirá na Costa do Sauipe, na Bahia, para o sorteio dos grupos da Copa, marcado para a próxima sexta-feira.


  • HOTEL FICA A VER ESTRELAS…

    Montagem da foto: brasillivreedemocrata.blogspot.com

     

                        CONTRATAÇÃO DE JOSÉ DIRCEU PROVOCA PIADAS E CRÍTICAS

    AGÊNCIA ESTADO / Andreza Matais – Ao empregar o ex-ministro José Dirceu, o hotel St. Peter viu ontem sua caixa de e-mail encher rapidamente com cerca de mil mensagens eletrônicas. Segundo um funcionário, 90% delas eram piadas e críticas à contratação de Dirceu, que está preso em regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda.

    As demais mensagens eram pedidos de emprego após a divulgação de que o hotel irá pagar um salário de R$ 20 mil ao condenado do mensalão. O St. Peter, segundo um funcionário, não pretende desativar o “faleconosco@stpeter.com.br” ou criar mecanismos para impedir mensagens que citem Dirceu, apenas não irá respondê-las.

    O St. Peter já foi morada, há dois anos, do também preso José Genoino (PT-SP). O deputado licenciado foi o único político a morar por um tempo em suas dependências. Atualmente, não há nenhum hóspede fixo no hotel.

    Ainda não se sabe se Dirceu terá de usar o uniforme dos funcionários do hotel: camisa branca, calça e gravata de cor azul. Mas, certamente, ele terá direito a uma sala individual, como os outros gerentes, com telefone, computador e internet. O hotel oferece refeitório e sala de descanso, com sofás e televisão, além de vale-transporte.

    O cargo de gerente administrativo, para o qual foi contratado, não existia. Foi criado, segundo o hotel, numa recente e providencial reforma administrativa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


  • A ENCICLOPÉDIA DE TODOS OS CRAQUES


    “Havia terminado o primeiro tempo de uma partida que Botafogo e River Plate disputavam no México, por um daqueles pentagonais de princípio de ano, quando Nestor Rossi ficou muito impressionado com o aspecto do seu companheiro Jairo: uniforme sujo de lama, camisa molhada de suor, cabelos desgrenhados, meias arriadas, fisionomia abatida, tudo por causa dos dribles que lhe aplicara o endiabrado Mané Garrinha, pela lateral da área. No vestiário, Nestor Rossi ficou pensando no que poderia dizer a Jairo para devolver-lhe o fôlego, o ânimo, a coragem de voltar a medir-se com Garrincha no segundo tempo.

    Depois, já no campo, chamou o companheiro num canto:

    – Você está vendo aquele jogador ali?

    Jairo pôs os olhos no zagueiro do Botafogo, num tipo alto, forte, de uniforme limpo, meiões lá em cima, tranquilo como si só. Enquanto Jairo olhava, Nestor Rossi prosseguiu:

    – Chama-se Nilton Santos e é beque esquerdo como você. Pois vá lá perto, passe a mão nas pernas dele, que o seu jogo logo melhora. Vá, ande, que o futebol de todos os beques do mundo está ali naquelas pernas.

    O episódio, que Armando Nogueira conta no livro Drama e Glória dos Bicampeões, pode parecer absurdo se lembrarmos como os argentinos são econômicos quando se trata de elogiar um brasileiro. Pode parecer absurdo, ainda, se um dia vimos jogar Nestor Rossi, dono de um futebol extraordinário e um dos maiores centromédios do mundo, em todas as épocas. Mas nada tem de absurdo e chega a ser simples fato de rotina, se atentarmos, apenas, que Nilton Santos foi o mais perfeito jogador de defesa que o Brasil conheceu” (Trecho extraído do blog www.soesporte.com.br).

    Depois a FIFA o reconheceu como o maior lateral esquerdo de todos os tempos (grifo deste SDV).

     

         ÍDOLO DO BOTAFOGO, NILTON SANTOS MORRE AOS 88 ANOS EM CLÍNICA DO RIO

    UOL / Bernardo Gentile (Rio de Janeiro) – Morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, Nilton Santos, ex-jogador e ídolo do Botafogo. Ele foi internado no último domingo por causa de uma insuficiência respiratória e cardíaca. Ele havia passado por uma melhora nos últimos dias, mas não resistiu às complicações na noite da última terça-feira e faleceu no início desta tarde.

    Nilton Santos disputou 718 jogos pelo Alvinegro. Ele divide o posto de maior ídolo da agremiação com Mané Garrincha. O velório do ex-craque será realizado na sede de General Severiano. O time jogará de luto contra o Coritiba, domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. As informações sobre o local do enterro ainda serão divulgadas.

    O ídolo deixa a mulher Célia, que reside em Araruama, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, desde o fim de 2012, quando passou a ser cuidada pela irmã em razão de um tumor cerebral. O casal não tinha filhos.

    A bandeira na sede do clube está em meio mastro. Nilton Santos foi tratado com bastante atenção pela diretoria comandada pelo presidente Maurício Assumpção nos últimos anos. Dirigentes estavam constantemente em contato com o ídolo e bancavam a sua estadia em uma clínica de repouso, local no qual estava internado por conta do Mal de Alzheimer.

    Nilton Santos disputou quatro Copas do Mundo, foi bicampeão pelo Brasil e eternizado pela Fifa como o melhor lateral esquerdo do século 20. O ex-camisa 6 vestiu apenas três camisas: seleções brasileiras e carioca e, é claro, o Botafogo.

    O Alvinegro foi a casa da “Enciclopédia do Futebol” por 16 anos. O apelido surgiu quando o então jogador revolucionou sua posição ao passar a atacar, em vez de apenas defender ( * ).

     

    Nota do SDV ( * ): dizem ainda sobre a lenda Nilton Santos, quando resolveu apoiar o ataque do Glorioso, saindo da posição fixa de beque esquerdo. A conversa se deu com Flávio Costa, então treinador botafoguense:

    – “De quem é essa chuteira, Nilton Santos?

    – Minha, seu Flávio.

    – Você por acaso sabe para qual posição foi convocado?

    – Sei, seu Flávio: para beque esquerdo.

    – Pois saiba desde já que beque do meu time só usa chuteira de bico duro.

    – É o hábito, seu Flávio, com bico duro eu não sei matar uma bola, controlar, dar um drible, nem passe. Fico que nem um poste, duro também.

    – Olhe, Nilton Santos, é bom você ir aprendendo que beque, pra ser bom, não precisa fazer nada disso. Basta saber marcar e rebater, mandar a bola pra frente, do jeito que ela vier. Deixe o bico macio para quem joga no ataque e peça ao Chico outras chuteiras pra você”.

    Como a história comprovou, constatamos o quanto estava definitivamente equivocado o técnico Flávio Costa!


  • OS ILUMINADOS ZANZANDO NOS CORREDORES DOS HOTÉIS

    Foto da câmera do corredor do hotel (agosto de 2011) onde José Dirceu se estabeleceu em Brasília, numa espécie de ‘governo paralelo’, quando recebia autoridades do governo, figuras como o presidente da Petrobras e mais uma horda de lobistas. O grande ‘capo’ se mantinha como próspero consultor de empresas privadas, a três quilômetros do Palácio do Planalto. Um verdadeiro “malassombro” pelos corredores e adjacências do poder.

    O ator Jack Nicholson, personagem principal de “O Iluminado” (The Shining /1980), filme do mestre Stanley Kubrick baseado no livro homônimo de Stephen King.

     

    CONTRATADO POR HOTEL, JOSÉ DIRCEU PEDE A BARBOSA AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR

    UOL / Blog do Josias de Souza – José Dirceu pediu ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, autorização para deixar o presídio da Papuda com o objetivo de realizar “trabalho externo” durante o dia. Apresentou cópia de contrato de trabalho e registro em carteira. Foi admitido como “gerente administrativo” de um hotel de quatro estrelas em Brasília, o St. Peter Hotel.

    O pedido de Dirceu foi formalizado na noite desta segunda-feira (25) em petição assinada por seus advogados: José Luís de Oliveira Lima, Camila Torres César e Daniel Kienel. O documento tem quatro folhas. Os defensores do condenado recordam que, por ora, apenas a parte da sentença referente ao crime de corrupção ativa “transitou em julgado”.

    Por esse crime, Dirceu foi sentenciado a cumprir pena de 7 anos e 11 meses, em regime inicialmente semiaberto. “Torna-se admissível a realização de trabalho externo, conforme preceitua o artigo 35, parágrafo 2º do Código Penal”, anotam os advogados. Preso em 15 de novembro, Dirceu candidatou-se à gerência do hotel brasiliense três dias depois, em 18 de novembro.

    O pedido foi aceito instantaneamente. Os advogados informaram a Joaquim Barbosa que Dirceu já foi inclusive “admitido no quadro de funcionários do referido hotel”. Anexaram à petição cópias do pedido de emprego do preso, do contrato de trabalho e do registro na carteira profissional.

    O hotel que empregou Dirceu dedicou-lhe uma compreensão que os presidiários têm dificuldade de encontrar no mercado de trabalho. Aceitou todas as limitações que a condição de preso impõe ao novo empregado. Ao expressar sua absoluta concordância com tudo, a casa de hóspedes chegou mesmo a confundir regime prisional com “regime profissional”.

    O empregador de Dirceu anotou no contrato de trabalho que “tem plena ciência e anui com as condições do empregado no sentido de cumprir a atividade laboral, seja no tocante a horário, seja por outra exigência, a qualquer título, relativamente ao regime profissional semiaberto ou outro que seja determinado pelo Poder Judiciário para cumprimento da pena a que foi submetido em razão da condenação na ação penal 470.”

    O estabelecimento fica na Quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul de Brasília, a poucos minutos da Esplanada dos Ministérios. Dirceu informou ao STF que, na Capital, seu domicílio é a casa da filha. O pedido do ex-ministro da Casa Civil de Lula ainda não foi analisado por Joaquim Barbosa.


  • QUEIMANDO O FILME DOS SIGNOS DO ZODÍACO…

    Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor”Frase de autoajuda formulada pelo francês Émile Coué, psicólogo e farmacêutico, que introduziu métodos de psicoterapia, cura e auto-tratamento, baseados na auto-sugestão ou auto-hipnose. No Brasil, o célebre astrólogo Omar Cardoso fez fama repetindo-a durante todas as manhãs, no programa “Bom Dia, Mesmo”. Omar era garantia de audiência em todo território nacional, através de cadeia radiofônica nas décadas de 60 e 70 (Ilustração do blog RecadosOnline.com).

     

    ÁRIES (21 de março a 20 de abril)

    Você é metido a besta, se diz sincero e correto, se achando um grande líder natural. O problema é que você, apesar de ser mandão, não consegue influenciar ninguém. É um antipático de galocha. Você gosta de chegar a um determinado lugar e “botar pra quebrar”. Isso faz de você um cara metido e, por isso mesmo, odiado. Na verdade, você arruma confusão em todo lugar que passa, simplesmente porque você quer fazer as coisas do seu jeito, nem que seja na base da porrada. O que você quer mesmo é mandar. Você quer liderar e exercer sua tirania nem que tenha que foder todos à sua volta. A sorte dos outros signos do zodíaco é que você nunca consegue chegar lá. É um grandessíssimo mala sem alça!

    TOURO (21 de abril a 20 de maio)

    Você é materialista e trabalha como um condenado. As pessoas pensam que você é um pão-duro, cabeça-dura, mão-de-vaca… e estão mesmo certas! Além disso, você é um teimoso desgraçado que faz só burrada na vida e continua fazendo, fazendo, fazendo…
    Você deve estar se perguntando: Por que eu trabalho tanto e só me ferro? A resposta é simples: sua cabeça-dura não deixa você enxergar um palmo além do seu nariz. Por isso que você trabalha como um condenado e nunca consegue subir na vida. Só leva fumo, mas continua se achando o máximo, a “raínha da Inglaterra”. Graças a sua teimosia idiota, continua levando, levando, levando… e se lascando sempre. Mas se acha o tal!

    GÊMEOS (21 de maio a 20 de junho)

    Você é um falso, “duas caras”, fofoqueiro, mentiroso e um grande cara-de-pau. Você não é confiável. É sinistro! No trabalho, faz amizade com todos como se fosse o melhor amigo e depois entrega todo mundo pro chefe. Você é tão safado que ninguém desconfia de você. Você adora ferrar os outros e depois ficar rindo da cara deles. É um galinha! Não tem nenhum conceito de moral e tem caráter duvidoso. Além disso, todos consideram você um canalha mal-resolvido. Geminianos costumam ter muito sucesso para chifrar, e também, no incesto, na prostituição e na cafetinagem. Uns sonsos que não saem da moita.

    CÂNCER (21 de junho a 21 de julho)

    Você é um chorão desgraçado, e as pessoas que convivem com você são obrigadas a ficar aguentando você reclamar da sua vida. Você se acha solidário e compreensivo com os problemas dos outros, o que faz de você um baba-ovo e puxa-saco nato. O que você quer mesmo é ficar “bem na fita”. Você só quer saber de se dar bem, custe o que custar, e acaba sempre ficando numa boa, apesar de não valer nada. É, na verdade, um canalha com cara de santo. Quando pressionado você faz chantagem emocional. Chora e faz da sua vida a pior de todas. Por isso, os outros signos do zodíaco nunca desconfiam de você. E o pior é que todos gostam e sentem peninha de você, coitadinho espertalhão!

    LEÃO (22 de julho a 22 de agosto)

    Você se acha o máximo, um líder natural. Mas isso é apenas o que você acha! Sabia que todos acham você um idiota? A sua prepotência é insuportável para os outros signos e até para você mesmo. Você não passa de um puxa-saco incompetente querendo se promover a todo custo. Quer ter “status”, ser o “rei da cocada preta”, mesmo sabendo que não tem condição alguma de ser. Você quer sempre a atenção de todos mas, como não tem inteligência, nem sempre consegue. Daí a sua agressividade. Gosta de botar todo mundo pra trabalhar pra você, enquanto você fica reclamando da vida sem fazer nada.

    VIRGEM (23 de agosto a 22 de setembro)

    Você é metido a perfeccionista, observador e detalhista. Gosta de analisar e gerenciar tudo. Essa sua maldita mania faz de você um burocrata insuportável. Você é um bitolado e não tem nenhuma imaginação ou criatividade. Gosta mesmo é de tomar conta da vida dos outros. Critica os outros, “mete o pau”, mas não enxerga o próprio rabo. Quando as pessoas dos outros signos do zodíaco preenchiam aquele maldito formulário das antigas, de 15 vias carbonadas, de cinco cores diferentes, que deviam ser batidos à máquina, elas não tinham dúvida. Só podia ser invenção de um maldito virginiano, o signo que acha que inventou a manivela e põe o mundo a girar. Uns pobres coitados, isso sim.

    LIBRA (23 de setembro a 22 de outubro)

    Você se acha equilibrado, idealista e justo. Parece sentir a necessidade de proteger os outros e lutar contra as injustiças. Na verdade, você só pensa em si mesmo, mas não passa de um engomadinho bunda mole. Gosta de coisas sofisticadas e de alto nível, mas é um pulha ignorante que se acha gênio. Nas conversas, quer falar sobre coisas intelectuais, como literatura e arte, e dificilmente entra em assuntos polêmicos. Quer ser politicamente correto. Na realidade você é um grande “fazedor de média”. Isso esconde sua verdadeira cara. Dessa forma, os outros signos nunca saberão seu real interesse, que é ferrar os outros. Afinal, você é um teimoso, ignorante e ambicioso. Mas quer se passar por santinho do pau oco. Librianos, na verdade, não passam de grandes fariseus.

    ESCORPIÃO (23 de outubro a 21 de novembro)

    Você é o pior de todos. Você é desconfiado, vingativo, obsessivo, rancoroso, vagabundo, frio, cruel, antiético, sem caráter, traidor, orgulhoso, pessimista, racista, egoísta, materialista, falso, malicioso, mentiroso, invejoso, cínico, ignorante, fofoqueiro e traiçoeiro. Você é um canalha completo. Só ama sua mãe e a si mesmo. Aliás, alguns de vocês não amam nem a mãe. Você é imprestável e deveria ter vergonha de ter nascido. Escorpianos são tiranos por natureza. São ótimos nazistas ou fascistas. Adora pisar os outros e tem um orgasmo quando vê alguém no buraco. Pelo bem dos outros signos do zodíaco, os escorpianos deveriam ser todos “exterminados”.

    SAGITÁRIO (22 de novembro a 21 de dezembro)

    Você é um “otimista” e tem uma forte tendência em confiar na sorte. Isso é bom para você, já que é imprudente, irresponsável, limitado e não possui nenhum talento. Como não tem competência, sempre arruma uma forma de se desculpar de suas burradas na vida. E sempre põe a culpa nos outros. Mas na verdade você que é incompetente mesmo. Você é um teimoso, ambicioso e metidinho. Na verdade, você é um idiota fracassado, sempre procurando vantagem. Além do mais, seu conceito de ética e moral é limitado. Você é um puxa-saco, galinha e gosta mesmo é de sacanagem. Quando consegue alguma coisa na vida é sempre de forma obscura.

    CAPRICÓRNIO (22 de dezembro e 20 de janeiro)

    Você é metido a sério, conservador e politicamente correto. Na verdade você é um materialista, falso, ambicioso e safado. Você tem uma tendência de ser enrustido em tudo. Você é frio, não tem emoções e freqüentemente dorme enquanto está transando. Você gosta de manter as aparências e quando encontra um “amigo”, abraça, deseja tudo de bom… Mas na primeira oportunidade puxa o tapete dele e depois vai dormir de consciência tranquila. Você nunca joga limpo e sua frieza faz de você um sanguinário completo. Mas que importa? Se a grana está entrando… ótimo!

    AQUÁRIO (21 de janeiro a 19 de fevereiro)

    “Você provavelmente não é desse planeta. Tem uma mente inventiva e dirigida para o progresso!” É o que você, pensa de si mesmo, não é? Falando sério, você mente e comete os mesmos erros repetidamente porque é imbecil e teimoso. Um grande presunçoso, isto sim. Você adora ser o “do contra”. Pensa que tem opinião formada sobre tudo. Na verdade, você é egoísta e gosta mesmo é de aparecer. Mesmo que esteja entre um milhão de pessoas, você quer ser o diferente. Você nunca segue os padrões. Isso faz de você um metido nojento. Você se acha o moderninho. Acha que está à frente dos outros signos do zodíaco. Adora uma amizade com quem está por cima e na vez. Mas você não tem nenhuma moral. Se você for homem deve ser um galinha e, se for mulher, aposto que nem perguntou o nome do último cara com quem dormiu!

    PEIXES (20 de fevereiro a 20 de março)

    Você pensa que todo mundo é cabeça de bagre e só você é o esperto. O que você não sabe é que, na verdade, você é o grande cabeça de bagre. Você se acha o sujeito mais inteligente do mundo e tem a maldita mania de achar que os outros precisam de sua ajuda. Você se acha superior e considera os outros idiotas. Adora reprimir tudo e todos. É impaciente, mal-educado e fica dando conselhos fúteis aos outros e sempre consegue afundar as pessoas que seguem seus conselhos idiotas. Você não passa de um desorganizado, não tem praticidade alguma e não sabe nem em que planeta vive. Quando alguém te questiona, você recorre ao misticismo, uma vez que sua inteligência é limitada.


    Nota do SDV: texto de autoria desconhecida que rola pela internet afora.


  • OS FANTASMAS DO URUGUAI

    Não é exatamente o “fantasma de 1950” (fiasco futebolístico brasileiro da metade do século passado, chamado de “maracanazo” pelos uruguaios) que anda apavorando a mentalidade babaca e atrasada do Brasil…

     

          LUGANO REPROVA ‘FANTASMA DE 50’ DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO URUGUAI

    UOL (São Paulo) – O zagueiro Diego Lugano, capitão da seleção uruguaia, reprovou a campanha publicitária da empresa que fornece material esportivo para a equipe, lançada após a confirmação da vaga do Uruguai na Copa do Mundo de 2014. A peça traz um “Fantasma de 50” rondando o Maracanã, em menção ao título conquistado pelos uruguaios na primeira vez em que o Mundial foi sediado pelo Brasil.

    Em entrevista ao jornal uruguaio El Observador, Lugano disse que os jogadores da seleção não estão de acordo com a propaganda. “Não gostamos do tema do fantasma porque não é o que pensamos na seleção”, disse o zagueiro.

    Lugano tem fortes ligações com o Brasil após ter sido um dos principais jogadores do São Paulo nas conquistas do Paulistão, da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2005, além de participar do início da campanha do título brasileiro de 2006. O zagueiro afirmou ter sido procurado por muitos meios de imprensa nesta quinta-feira após a divulgação da campanha.

    “Hoje me ligaram de jornais e rádios do Brasil durante todo o dia. Alguns ficaram irritados pelo que foi lançado. Agora estão me procurando os caras da ESPN. Me disseram que o jornalista estava na porta”, disse o capitão uruguaio. “O importante é sempre ir com humildade em todos os lugares, e isso não nos ajuda a ficar mais humildes”, completou.


  • PRAGA DE MADRINHA

    21 de novembro – dia de Nossa Senhora da Apresentação, minha madrinha de batismo e padroeira de Natal (RN). Foto de Cláudio Abdon.

     

    Minha querida madrinha
    Senhora d’Apresentação
    Livrai-me do aperreio
    E de toda confusão
    Nessa terra dividida
    Pelo Potengi no meio
    Mas que sempre dá guarida
    Pra quem vem d’outro rincão.

    Além de Gringos e Nativos
    E de todos aperitivos
    Com cangulos e xarias
    promovendo baixarias
    E se quebrando no pau
    Feito tucano e petista
    Arara com Bacurau
    Rogai por mim, catequista
    Que sou pessoa malquista
    Mesmo longe de Natal!


    (GM)


  • ZUMBIZANDO

    “Dá… dá no nêgo… no nêgo você num dá” – Capoeira do legendário Mestre Pastinha (Vicente Joaquim Ferreira Pastinha), nascido em Salvador, no dia 5 de abril de 1889 e falecido na capital baiana, em 13 de novembro de 1981.

     

    TOADA DO NEGRO NO BANZO ( * )

    Negro —
    quando cava, quando cansa,
    quando pula, quando tomba,
    quando grita, quando dança,
    quando brinca, quando zomba
    sente gana de chorá…

    Negro —
    quando nasce, quando cresce,
    quando luta, quando corre,
    quando sobe, quando desce,
    quando véve, quando morre
    negro pena sem pará…

    Negro, aponta o ponto —
    ai Umbanda!
    ginga tonto, tonto —
    ai Umbanda!
    Negro aponta: Oôu!

    Negra nua, nua —
    ai Umbanda!
    toma a bença à lua —
    ai Umbanda!
    samba nua… Oôu!

    Xangô!
    Meu céu s’escureceu.
    Exú me despachou…
    Calunga me prendeu…

    Xangô! Xangô! Xangô!
    Meu rancho se acabou…
    Meu reino — mar levou…
    Meu bem morêu… morreu.

    Negro —
    negro chora, negro samba
    na macumba do quilombo,
    com marafo pra moamba
    dando bumba no ribombo!
    do urucungo e do ganzá!

    Negro —
    cae no congo, cae no congo,
    dos mirongas ao muganga,
    todo o bando nesse jongo…
    roda, negro — roda a tanga
    chora banzo no gongá.

    Negro aponta o ponto —
    ai Umbanda!
    ginga tonto, tonto —
    ai Umbanda!
    Negro aponta: Oôu!

    Se Xangô chegasse…
    ai Umbanda!
    E me carregasse —
    ai Umbanda!
    Coisa boa… Oôu!

     

    Nota do SDV ( * ): poema de Murilo Araújo (nascido na cidade mineira do Serro, em  26 de outubro de 1894 e falecido no Rio de Janeiro, em 1 de agosto de 1980).

    Cantava “de cor e salteado” esse poema aos 13 anos de idade, atraído por seu ritmo fluente e alucinante que juntamente com ‘Trem de Ferro’, de Manuel Bandeira e ‘Trem de Alagoas’, de Ascenso Ferreira, formam – para mim – a trilogia mais sonora da poesia brasileira.


  • “EU TAMBÉM VOU RECLAMAR” (*)

     

        ‘NÃO ACEITAMOS HUMILHAÇÃO’, AFIRMAM GENOINO, DIRCEU E DELÚBIO EM CARTA

    FOLHA DE S. PAULO / UOL (Por Flávia Foreque, de Brasília) – Em carta entregue por um dos advogados de Delúbio Soares a militantes do PT, o ex-tesoureiro da legenda, o ex-presidente da sigla José Genoino e o ex-ministro José Dirceu agradecem o apoio e afirmam que não aceitam a “humilhação”. Desde o fim de semana, eles estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

    “A ação de vocês nos sustenta muito, nos alimenta. É a solidariedade política, valor essencial da esquerda. O nosso agradecimento é a luta. Queremos o respeito à lei, não aceitamos a humilhação”, diz o texto (Leia abaixo à integra). “Preferimos o risco e a dignidade da luta”, sustentam na carta, assinada pelos três petistas.

    Mais cedo, Genoino e Delúbio receberam visita de parentes e amigos. A expectativa é que um grupo de parlamentares faça uma visita a eles na tarde de hoje.

    Dirceu e Genoino estão presos desde sexta-feira (15), por ordem do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa. Delúbio se apresentou à Polícia Federal no sábado (16).

    Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Mas como ainda há um recurso pendente em relação à condenação por formação de quadrilha, começou a cumprir pena no regime semiaberto.

    Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses por formação de quadrilha e corrupção ativa. Delúbio foi condenado a 8 anos e 11 meses também por formação de quadrilha e corrupção ativa e está na mesma situação de Dirceu. Um recurso pendente levou o ex-tesoureiro do PT ao regime semiaberto. Penas superiores a 8 anos resultam em prisões no regime fechado.

     

    Nota do SDV ( * ): título de um grande sucesso de Raul Seixas e Paulo Coelho (1976), contendo os versos abaixo, que dão o tom irônico desta “Carta dos Papudos da Papuda”:

    “Mas agora eu também resolvi
    Dar uma queixazinha
    Porque eu sou um rapaz
    Latino-americano
    Que também sabe
    Se lamentar”.


  • UN PIZZOLATO DA UN BATTISTI

    Caso “pizzaiolo”: o homicida italiano exilado no Brasil Cesare Battisti e o corrupto brasileiro mensaleiro do PT, Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália.

     

                     ITALIANOS FALAM EM CONDICIONAR CASO AO DE CESARE BATTISTI

    ESTADÃO / MSN (por Jamil Chade em Genebra) – Parlamentares italianos começam a avaliar como poderão condicionar uma investigação sobre o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, e mesmo sua eventual extradição ao caso de Cesare Battisti, foragido da Justiça daquele país que vive como exilado no Brasil.

    Fontes governamentais em Roma confirmaram ao Estado que a fuga de Pizzolato já entrou na agenda política e que a tendência é de que o governo dê uma resposta ao Brasil também com um “forte cunho político”.

    Poucos temas, no país, unem partidos com posições radicalmente opostas como o caso de Battisti. Entre a elite política italiana, a esperança é que a proteção dada no Brasil ao italiano possa um dia ser reconsiderada.

    Segundo o Estado apurou, membros do Partido Democrático e do Partido do Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi, estariam desenhando um projeto para ser apresentado nos próximos dias para condicionar qualquer ação da Itália a uma reavaliação do asilo dado pelo Brasil a Battisti, condenado na Itália por assassinato.

    Não há uma definição exata de como isso ocorreria. “O caso Battisti ainda está engasgado para muitos italianos. Não por acaso, as conversas sobre isso entre os deputados já ganhou força desde que se soube que Pizzolato estaria na Itália”, indicou um representante do governo, que pediu anonimato.

    Num cenário “normal”, o caso de Pizzolato poderia tomar um rumo apenas legalista na Itália. De fato, Roma já prepara para o início da semana uma declaração oficial indicando que tratará do assunto a partir dos termos dos acordos assinados entre Brasil e Itália.

    Pelo tratado existente entre Brasil e Itália, nenhum dos dois governos tem obrigação de extraditar uma pessoa ao outro país se ela tiver dupla cidadania. Mas isso não significa que a pessoa foragida estaria livre de qualquer processo. Segundo o acordo, de 1989, o outro governo pode abrir um processo contra o suspeito.

    Mas, nos bastidores, a movimentação política já é intensa. Em Roma, a classe política considera que o caso do foragido do mensalão pode ser uma “boa oportunidade” para forçar o Brasil a rever o asilo concedido a Cesare Battisti.