• “QUEM NÃO PODE COM O POTE NÃO PEGUE NA RODILHA” (*)

      “Até quando eu vou segurar esta p* para evitar que tudo se reduza a cacos de uma vez por todas?”

     

                  E-MAILS INVESTIGADOS PELA PF NÃO COMPLICAM LULA, DIZ MINISTRO

    FOLHA DE S. PAULO / Fernanda Odilla (Brasília) – Amigo e ex-chefe de gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) afirmou nesta sexta-feira (30) que e-mails em poder da Polícia Federal não complicam em nada a vida do ex-presidente.

    As mensagens analisadas pela polícia mostram que a ex-assessora Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidênciaem São Paulo, usou Lula para conseguir cargos para aliados e para a própria filha, Michelle Noronha.

    Rosemary recorreu a Lula para emplacar aliados em agências
    Lula silencia sobre investigação da PF, mas diz que ‘notícias ruins’ é que são manchetes
    Negócio de ex-senador em ilha começa a sair do papel

    E-mails trocados entre Rosemary e os irmãos Rubens e Paulo Vieira, diretores exonerados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ANA (Agência Nacional de Águas), presos pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, indicam ainda que Lula teria sido consultado sobre a nomeação dos envolvidos no esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos.

    “Não tem nenhuma complicação para o ex-presidente Lula”, disse o ministro Gilberto Carvalho, antes de uma reunião no Ministério da Previdência Social na manhã desta sexta-feira (30).

    Em janeiro de 2009 começaram as articulações entre o trio para obter os cargos. Na ocasião, Rose, Paulo e Rubens trocam mensagens sobre a nomeação de Rubens na Anac.

    Em outra mensagem, Paulo diz a Rubens que Rose “acha” interessante que ele participe de um evento com o “PR”, como é tratado Lula, que aconteceria na semana seguinte.

    O ministro também negou ter sido ele quem avisou ao ex-presidente detalhes da Operação Porto Seguro.

    Desde a semana passada, quando a operação foi deflagrada, Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe da organização, e Rubens foram afastados dos cargos. Rose foi exonerada da chefia de gabinete da Presidênciaem São Paulo. Michelle, filha de Rose, pediu para sair da Anac.

     
    Nota do SDV ( * ): adágio popular.


  • “COMO É QUE É, GALERA!”

     

         FHC CRITICA ALIANÇAS DO PSDB E DEFENDE QUE SIGLA OUÇA A “VOZ DAS RUAS”

    UOL / Por Vandson Lima – “Muitas vezes jovens me dizem ‘eu quero militar no PSDB’. Eu me pergunto: o que eu faço com ele? Vai ser do gabinete de alguém? Isso não é militância. Militar é com a sociedade, na rua, no núcleo de trabalho. É ali que tem de estar o PSDB se quiser ter organicidade”. Assim o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso definiu sua angústia em relação ao futuro de seu partido.

    FHC participou nesta quinta-feira de um encontro com tucanos eleitos em São Paulo. Em sua palestra, defendeu que o PSDB se abra aos jovens e às mulheres, fale de maneira mais clara à população e volte a ouvir a “voz das ruas”.

    “Precisamos ter seminários, mas para ouvir, chamar as pessoas para que elas nos digam o que elas sentem, o que elas querem, o que precisam e como veem o mundo, para que possamos ajustar o nosso discurso”, defendeu. “Não se pode mais deixar o partido para o momento da eleição”.

    O ex-presidente fez críticas ao uso da legenda para atender às vontades de alguns em detrimento do que é melhor para o partido. “Não podemos mais basear nossas escolhas na vontade de cada um”, disse FHC. Da mesma forma, mostrou-se descontente com a costura de alianças “tortas”, sem lastro ideológico.

    “Ganhar ou perder faz parte da eleição. O que não pode é fazer alianças tortas, porque aí se perder a eleição, você perde tudo. Precisamos voltar a deixar a nossa marca”.


  • “O TRABALHO É O PAI DA GLÓRIA E DA FELICIDADE” (*)

        Exemplos de modelo de gestão moderna de um chefinho ‘psi’ muito gente fina e camarada!

     

       ‘TRABALHANDO COM MONSTROS’ PREVINE LEITOR DE PSICOPATAS CORPORATIVOS

    UOL / BIBLIOTECA DA FOLHA – No livro “Trabalhando com Monstros”, o psiquiatra John Clarke explica como funciona a mente das pessoas que têm atitudes nocivas no ambiente de trabalho e como é possível se proteger e evitar os efeitos de suas ações.

    O especialista considera um “psicopata de escritório” a pessoa que intimida e ridiculariza os companheiros, que não demonstra empatia pelo ambiente ao redor, que abusa do charme para conquistar superiores e clientes ou que não vê problema algum em puxar o tapete de seus colegas para escapar de uma bronca ou roubar o crédito por uma conquista.

    Durante os capítulos, Clarke ensina a identificar cada um destes comportamentos e revela como eles são usados para manipular os funcionários e até os rumos da empresa. Em seguida, o autor expõe o efeito psicológico que as atitudes malignas provocam nas vítimas dos “monstros”.

    Para evitar estes malefícios, o médico sugere técnicas para se blindar e vacinar os demais funcionários contra o comportamento destrutivo.

    Como adendo, o psiquiatra alerta que a demissão em episódios de abuso nem sempre é bem-vinda. Em alguns casos, estes “psicopatas” trazem benefícios consideráveis à empresa e a convivência com eles precisa ser tolerada.

     
    Nota do SDV ( * ): sentença de Eurípedes, dramaturgo grego que viveu aproximadamente entre os anos 480 e 406 a.C.

    A frase também foi usada como um verso da minha primeira composição musical (aos 17 anos), denominada Apotegma, na época dos festivais (1968-1969), coisa que ainda hoje rola no Beco da Lama em Natal/RN. Desnecessário dizer que ‘Apotegma’ foi esconjurada e defenestrada pelo júri constituído. A letra citava a frase atribuída a Eurípedes e ironizava o trabalho, em pleno “Brasil Grande e Pra Frente” da ditadura militar. A música foi defendida pela banda Os Berbes, uma das pioneiras da música autoral no universo do rock e do blues potiguar. Quanto aos jurados de então, hoje em dia, alguns deles fazem parte da ‘intelligentzia’ natalense, todos ‘de esquerda’ e flertando com o partido dos Trabalhadores. É ruim, hem!


  • “QUEM NÃO TEM PASSADO SE CONTENTA COM FUTURO” (*)

    “Enquanto isso os natalenses aceitam tudo, em sua passiva bovinidade, sem se importar com a cidade que seus filhos e netos vão ter que viver. Já outra parcela de imbecis chamam esta destruição urbana e histórica de “sofisticação”, como li num anuncio de imobiliárias. E ainda pagam caro por estes cubículos em torres de mau gosto julgando que vão ter paisagem lá do alto, mas sim para o próximo espigão vizinho e suas cuecas secando na área de eserviço. Parabéns otários! (Já vi esse filme antes no Rio de Janeiro)”.

    Postagem indignada e ‘injuriada’ do cantor, músico e compositor natalense Leno Azevedo, em post no facebook sobre o artigo abaixo repercutido por este blogueiro e pela jornalista Margareth Martins. Crédito da foto dos ‘monstrengos’ de Ponta Negra (Natal/RN): Danseveriano no site skyscrapercity.com

     

    Blog do Novo Jornal / Por Eleika Bezerra, educadora e vereadora recém-eleita (Natal/RN).

    Inspiro-me no texto de Dr. Carlos Gomes- publicado no Jornal de WM: Cidade perdendo a memória (Tribuna do Norte- 17/11/12).

    Ele começa fazendo alusão a destruição da memória histórica de Natal, referindo-se à demolição do nosso principal estádio de futebol muito bem apelidado de “poema de concreto” pelo então governador Cortez Pereira. Não esqueçamos de que a bela concepção é do arquiteto potiguar Moacir Gomes da Costa

    O texto prossegue citando o tradicional e centenário Colégio Imaculada Conceição, estabelecimento educacional de cunho religioso que anuncia o seu fechamento para o próximo mês de dezembro. Inacreditável se fechar uma escola no século XXI!

    O também centenário Atheneu fundado em 1834 que se transferiu para o atual prédio – um original X em 1954 – apresenta precárias condições a partir da sua estrutura física. Felizmente, através da Associação de Ex-alunos – se inicia um movimento para a sua recuperação em todos os sentidos! Aliás, sob muitos aspectos, ele é o principal símbolo da educação do Rio Grande do Norte!

    Constitui-se durante um certo período, a “nossa universidade”!

    Vizinho ao Atheneu está a Biblioteca Pública Estadual Câmara Cascudo que há muito vem “pedindo socorro” e até esta data nada ocorreu efetivamente! Está fechada! Até quando?…

    A decadência da maioria dos prédios da Ribeira é um fato. E a Rampa – com tanta história, qual será o seu destino?

    O antigo e bonito prédio da Faculdade de Direito que originalmente abrigou o Grupo Escolar Augusto Severo – apresenta precárias condições físicas que demonstram um total abandono e descaso que chega a causar dó e piedade.

    Acrescentamos a “novela” vivida pelo estádio Juvenal Lamartine (criado na década de 20 do século passado pelo governador Juvenal Lamartine) com ameaças de ser trocado por alguma obra em outra área da cidade.

    Há rumores de que há alguns defendendo uma transação com o Aero Clube do Rio Grande do Norte, também criado pelo Dr. Juvenal Lamartine.

    Incrível que até a Marinha do Brasil vem colaborando para apagar a memória de Natal , ao negociar com uma empresa de construção civil, os prédios localizados na Av. Hermes da Fonseca que relembram casas ali existentes , inclusive a de João Câmara – famoso comerciante e grande empreendedor no nosso Estado. Cabe-se indagar: como está o Presépio de Natal”?

    Poderíamos nos estender mais. Entendemos que o já relatado é suficiente para avaliarmos que a memória da nossa cidade Natal está sendo destruída.

    É imprescindível se estabelecer um pacto entre todos os que prezam por esta cidade no sentido de que o passado de Natal não continue a ser destruído.

    Afinal: quem não conserva o seu passado não terá futuro!

     

    Nota do SDV ( * ): versos censurados da letra original de “Como Vovó Já Dizia”, de Raul Seixas, contudo registrado originalmente no livro “O Baú do Raul” (O diário pessoal e escritos inéditos do maior mito do rock brasileiro). Editora Globo.


  • TRUQUE PARA O FACEBOOK DELETAR

     

    FACEBOOK EXCLUI FOTO DE MULHER EM BANHEIRA POR CONFUNDIR COTOVELO COM SEIOS

    UOL (São Paulo) – Um site quis testar a política de exclusão de conteúdo no Facebook, postando a foto ao lado, em que os cotovelos de uma mulher podem ser confundidos com seus seios. A imagem foi de fato excluída, fazendo a página ‘Theories of the deep understanding of things’ (algo como ”teoria do conhecimento profundo das coisas”) concluir que a rede social pode apagar aquilo que apenas parece ir contra suas políticas. E não que efetivamente fere os termos de uso.

    Ao remover a imagem, o Facebook postou a seguinte mensagem (em inglês): ”removemos o conteúdo que você postou ou do qual era administrador porque ele viola a declaração de direitos e responsabilidades”.

    Em um post curtido mais de 500 vezes, os responsáveis pela imagem ironizaram: ”Os moderadores não sabem a diferença entre um cotovelo e um perigoso, sujo, esquisito e violento seio feminino. Nenhuma pergunta foi feita, e a imagem foi excluída. Imaginem nossa surpresa”.

    Se a rede social julgar que alguma informação publicada pelo usuário não está em acordo com a política de uso do serviço, o conteúdo é retirado do site. Na maioria das vezes, são os próprios usuários da rede que denunciam o que acham ”ofensivo” — e os critérios da rede na retirada do conteúdo são bastante questionáveis. Confira abaixo outros casos em que a rede social deletou posts de seus usuários.

    http://www1.folha.uol.com.br/tec/1098368-facebook-bloqueia-reporter-da-folha-que-compartilhou-noticia-sobre-marcha-das-vadias.shtml


  • DE COMO DIVIDIR E DISPERSAR OS CABRAS DE LAMPIÃO…

    Alguns cabras de Lampião (casais de cangaceiros roqueiros) na espectativa dos dois eventos simultâneos que estão marcados para acontecer no próximo dia 1º de dezembro, em  Mossoró (RN).

     

    OVERDOSE EM MOSSORÓ

    ACORDES / Moisés de Lima* (Natal) – Engraçado como às vezes Natal esquece culturalmente do resto do estado.

    E quando lembra é na base do exagero.

    É o que ocorre, por exemplo, em Mossoró.

    1° de dezembro vão rolar dois eventos de rock. Por sinal, bem legais.

    O Rock Grande do Norte 2012, com sete bandas e mais a celebrada Detonautas como atração principal.

    Vai ser na casa Oba Show.

    E no mesmo dia e horário tem outro grande lance pros roqueiros – O Amnésia Rock Blues, promovido pelo Centro Cultural DoSol no próprio CC DoSol Mossoró.

    Show da banda Inflamavéis Rock que está lançando o primeiro CD agora em dezembro.

    Ou seja, os curtidores do gênero daquela cidade vão ter que escolher.

    Depois podem ficar um bom tempo sem grandes concertos de rock na cidade.

    Faltou um pouco de bom senso dos organizadores para fazer com que os eventos não se chocassem.

    Será que Mossoró tem tanto roqueiro assim?


    *Moisés de Lima é jornalista, compositor e multinstrumentista, amigo e parceiro musical do editor deste SDV.


  • “RAPAZ LATINO-AMERICANO SEM DINHEIRO NO BANCO” (*)

     

              PASSEANDO EM PORTO ALEGRE, BELCHIOR NEGA TER DÍVIDA NO URUGUAI

    FOLHA DE S. PAULO – O cantor Belchior, 66, foi visto passeando ao lado da mulher, Edna, na madrugada desta quarta (21) em Porto Alegre (RS).

    Ele caminhou por alguns metros e, cercado por repórteres, acabou entrando num restaurante japonês nas proximidades do hotel Sheraton no bairro Moinhos de Vento, região nobre da capital gaúcha. Belchior também havia sido visto num café dentro de um shopping no bairro.

    No domingo (18), o “Fantástico”, da Globo, apresentou a denúncia de que Belchior estaria devendo R$ 30 mil em diárias e serviços a um hotel uruguaio da cidade de Artigas, na fronteira com o Brasil.

    Em entrevista ao jornal “Zero Hora” nesta quarta (21), no entanto, Belchior disse que não está tentando se esconder e que não tem dívida. “Essa notícia que está circulando é mentirosa”, declarou o cantor ao diário gaúcho.

    DESAPARECIMENTO

    Em 2009, o programa da Globo havia denunciado o suposto “desaparecimento” do cantor, que motivou piadas nas redes sociais. Na época, o “Fantástico” localizou dois carros que Belchior teria abandonado em estacionamentos de São Paulo. Um deles acumulava R$ 18 mil em diárias no estacionamento do Aeroporto de Congonhas.

    Na semana seguinte, o “Fantástico” exibia reportagem em que localizava o cantor em San Gregorio de Polanco, cidade de 2.500 habitantes no interior do Uruguai. O cantor dizia que vivia em São Paulo, mas que estava trabalhando no Uruguai.

    Não quis falar de dívidas nem da família, mas declarou que voltaria ao Brasil quando terminasse o “trabalho”: “Eu estou fazendo um trabalho de tradução da minha música para espanhol”, disse. “O Brasil está comigo sempre. Eu sempre estou voltando para o Brasil.”

     

    Nota do SDV ( * ): trecho dos versos “eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”, na canção Apenas Um Rapaz Latino-Americano, sucesso de Belchior.


  • VAMPIRO DOIDÃO (*)

     

                   PM DO RIO PRENDE DRÁCULA, FORAGIDO DO COMPLEXO DO ALEMÃO

    TERRA.COM.BR – Policiais do 16° Batalhão da Polícia Militar, de Olaria, prenderam Marcelo Gomes Ribeiro, conhecido como Drácula ou Marcelo Maluco, 41 anos, na rua Valentim Magalhães, em Vigário Geral, no Rio de Janeiro, no fim da noite de terça-feira. Ele é foragido do Complexo do Alemão e teria aparecido nas imagens de televisão, quando dezenas de traficantes fugiram durante a ocupação feita pela PM.

    Pão com Ovo e Olho de Vidro: veja codinomes curiosos

    Drácula e outros dois homens estavamem um Chevrolet Astraquando foram abordados pela polícia. O foragido estava sem documentos e ficou muito nervoso diante da abordagem. Em seguida, acabou confessando quem era.

    Segundo a PM, Drácula comandava o tráfico nas favelas de Palmeirinha, no bairro Santa Lúcia, em Imbariê, Vila Operária e Inferninho, em Duque de Caxias, e seria ligado a traficantes da favela Furquim Mendes, no Jardim América.

    Drácula tem 12 mandados de prisão, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio, formação de quadrilha. Ele aparece em um cartaz do Disque Denúncia e era oferecida recompensa de R$ 1 mil por informações que levassem à prisão dele.


    Nota do SDV ( * ): título de música erroneamente creditada a Raul Seixas. Foi gravada antes pelos ‘Impossíveis’ e pelo doidão Ventania, figuraça da resistência udigrudi de São Tomé das Letras (MG).


  • HAI KAI OWÁ

    Encenação da lenda do guaraná, feita com a participação de índios nativos de Maués (AM). Foto de Fernando Cavalcanti.

     

    Agora vou assinar
    Antes da moda passar:
    Graco Guaraná Kuatwá!


  • SE FOSSE UM BECK NO BOLSO…

     

      NOIVO MORRE APÓS SE FERIR COM COPO DURANTE FESTA DE CASAMENTO NO RIO

    FOLHA DE S. PAULO (Rio) – O militar Fábio Gefferson dos Santos Maciel, de 33 anos, morreu após sofrer uma lesão na veia femoral provocada por um copo, durante comemoração do seu próprio casamento, na madrugada desta segunda-feira (19), na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro.

    O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador) como morte acidental.

    Maciel, que é sargento da Marinha, comemorava o seu casamento no Clube Nautilus, quando tropeçou. Com a queda, um copo do tipo tulipa que estava no seu bolso esquerdo se quebrou, cortando a veia femoral do sargento. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

    Seu corpo permanece no IML (Instituto Médico Legal) e será levado por um voo pago pela Marinha para Manaus, cidade onde moram seus familiares. O enterro deverá ser na próxima quarta-feira.