• O ILUMINADO

    O ator Jack Nicholson no filme “O Iluminado” (The Shining), de Stanley Kubrick, baseado na obra de Stephen King. O filme é de 1980.

     

        HOMEM É PRESO NO RECIFE PORTANDO RG COM FOTO DO ATOR JACK NICHOLSON

    Rede Fonte / Ediana Pimenta – Um homem de 41 anos foi preso ontem(28) suspeito de usar documentação falsa para abrir uma conta bancária em uma agência no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Uma das várias carteiras de identidade em nome de outras pessoas que estavam com o suspeito tinha uma foto do ator norte-americano Jack Nicholson, em nome de João Pedro dos Santos.

    O suspeito foi detido no interior do estabelecimento por agentes da Polícia Civil e levado à delegacia do bairro para prestar depoimento. “Ele negou tudo. Disse que só vai falar em juízo”, afirmou o delegado Erivaldo Guerra, responsável pelo caso. O suspeito deverá responder pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público. O suspeito foi transferido para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima, no Grande Recife.


  • GENTE FINA É OUTRA COISA…

               João Gilberto e Tom Jobim com suas musas em Copacabana (final da década de 50).

    A construtora C. Rolim Engenharia inaugurou no dia 27 de janeiro de 2012 o “EDIFÍCIO BOSSA NOVA, localizado na Av. Rui Barbosa, 255 – Fortaleza/CE. Houve programação na sala do Piano Bar do condomínio, além de apresentação do empreendimento na quadra de esportes. O condomínio Bossa Nova é composto de duas torres – Tom Jobim e Vinicius de Moraes. São 42 aptos de 410 metros quadrados, cinco vagas na garagem e duas coberturas de 800 metros. É o primeiro empreendimento da cidade com sala de pilates equipada.Uau!!!

                          Caetano Veloso

     

    CAETANO VELOSO VAI À JUSTIÇA CONTRA CONSTRUTORA QUE QUER BATIZAR CONDOMÍNIO DE “TROPICÁLIA”

    UOL / Hanrrikson de Andrade (Rio) – Após tentativas frustradas de negociação amigável com a empresa Odebrecht, o cantor Caetano Veloso vai recorrer à Justiça com o intuito de impedir que a construtora utilize o termo “Tropicália” para dar nome a um condomínio de luxo em Patamares, no litoral de Salvador, na Bahia. Segundo a advogada do artista, Simone Kamenetz, uma ação de tutela antecipada será protocolada até a próxima semana.

    Além de Caetano, outros artistas que participaram do movimento cultural surgido no fim da década de 60 – que valorizava a experiência estética como um instrumento social revolucionário -, tais como os cantores Gilberto Gil e Tom Zé, que já apoiaram publicamente a revolta de Caetano, devem fortalecer a movimentação judicial contra os planos da empreiteira.

    De acordo com a Odebrecht Realizações Imobiliárias, o objetivo da empresa é o de “referendar um importante movimento artístico, de grande representatividade na Bahia e no Brasil”. Porém, Kamenetz afirma que a “homenagem” proposta pela Odebrecht é uma violação dos direitos de propriedade intelectual (referindo-se a Caetano Veloso), e argumenta que o objetivo do cantor não é o de cobrar retorno financeiro. “Ele não vai licenciar de jeito algum e não quer receber dinheiro da Odebrecht, que já sinalizou querer se apropriar na marra”, disse.

    Segundo a advogada, o artista baiano não quer ver em hipótese alguma a sua obra associada a um empreendimento imobiliário – atividade que está em plena expansão na capital baiana e já foi constantemente criticada pelo próprio Caetano Veloso. O artista compreende que a construção desregrada de grandes imóveis está “desfigurando” a orla de Salvador.

    “Salvador tem sido assaltada com esses empreendimentos gigantescos. A postura do Caetano é muito clara: não usem a minha obra. Ele nunca comercializou a sua obra para ganhar dinheiro com propaganda. Você nunca viu nenhuma música do Caetano associada a refrigerantes ou detergentes, por exemplo. A Odebrecht fala em homenageá-lo, mas a verdade é que os homenageados não querem essa homenagem. Há muitas outras pessoas por aí que ficariam felizes com essa homenagem. Não é o caso do Caetano”, explicou.

    Kamenetz argumenta que a questão não se resume apenas ao batismo do novo condomínio de luxo – que se chamaria ‘Tropicália’. “Na verdade, os edifícios internos também receberiam nomes inspirados na obra do Caetano”, disse.

    “Um dos prédios se chamaria ‘Alegria’ (em referência ao clássico ‘Alegria Alegria’, considerado o marco inicial do movimento tropicalista, em 1967). Outro se chamaria ‘Divino, Maravilhoso’ (alusão a um dos grandes sucessos da dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil). Já há outdoors em Salvador que utilizam expressões como ‘Onde o divino encontra o maravilhoso’. Os princípios do Caetano estão sendo violados”, completou.

    Outro lado

    Em nota, a Odebrecht afirmou ao UOL que “foram feitas as devidas consultas prévias ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão competente, e ficou constatado que não há impedimento para o uso do nome ‘Tropicália’ em um empreendimento imobiliário”.

    No entanto, segundo a advogada de Caetano Veloso, Simone Kamenetz, o argumento da Odebrecht em relação à consulta no INPI é “fraco”, já que há clara intenção de se apropriar do ideário de um movimento artístico cuja expressão icônica se dá na imagem e na obra de músicos como Caetano, Gilberto Gil e Tom Zé.

    “Além da música, Caetano é um formador de opinião, que frequentemente expressa suas convicções políticas e ideológicas. Eles querem se aproveitar disso”, afirmou a advogada.

    A empreiteira destacou ainda que o termo “Tropicália” é ou já foi utilizado como nome de “vários produtos, serviços e estabelecimentos no país”. De acordo com a assessoria da construtora baiana, a empresa “não utilizou, tampouco sugeriu nem autorizou o uso dos nomes dos integrantes do movimento para promover o empreendimento”.

    Outros artistas

    A reportagem do UOL tentou entrar em contato com Gilberto Gil, porém o cantor estava gravando em seu estúdio no Rio de Janeiro. Foram enviadas perguntas para a assessoria de imprensa do artista, que deverá se pronunciar em breve sobre o caso.

    Já o cantor Tom Zé, um dos ícones do movimento tropicalista, expôs as suas opiniões sobre o assunto por meio de uma carta formal enviada à diretoria da Odebrecht.

    “Portanto, manifesto-me aqui, como membro do movimento tropicalista e artista da música brasileira, para requerer aos senhores que cessem o uso indevido dos nomes das obras artísticas que foram e são referência no cenário artístico nacional e internacional, posto que tal uso, além de não autorizado, vai contra toda a filosofia desse movimento, cujos participantes jamais autorizariam vincular sua obra a um empreendimento imobiliário desse porte”, escreveu.


  • LA MUERTE AL CARAJO!

                  Puta que los parió!!!

     

                         CHÁVEZ TERIA ENTRE UM E DOIS ANOS DE VIDA, DIZ WIKILEAKS

    Agência Estado – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teria entre um e dois anos de vida, segundo médicos russos e cubanos que o atenderam no ano passado, dizem documentos vazados pelo WikiLeaks. O site começou a publicar nessa segunda-feira (27) mais de cinco milhões de e-mails da companhia de inteligência sediada nos EUA, a Stratfor.

    Segundo e-mail da empresa vazado pelo WikiLeaks, o tumor de Chávez teve início perto da próstata e se estendeu para o cólon. Citando “fontes médicas confiáveis”, o documento alega que o câncer atingiu os nódulos linfáticos e a medula óssea. Os médicos cubanos, prossegue a mensagem, dão dois anos de vida ao presidente venezuelano, enquanto a previsão dos russos, “devido a equipamentos médicos impróprios, é de menos de um ano”.

    No e-mail, há a alegação de que os médicos russos culpam os cubanos por uma “cirurgia incorreta” na primeira vez para tentar remover o tumor, o que fez com que a segunda cirurgia fosse apenas para os russos “consertarem os erros da equipe cubana”. Os russos dizem ainda que os cubanos não tem o tratamento por imagem correto a fim de tratar Chávez de modo adequado. O documento também alega que Chávez é um “mau paciente”, pois não escuta os médicos e interrompe o tratamento quando precisa fazer uma aparição pública.

    Em Cuba, Chávez passou por uma terceira cirurgia, na noite de segunda-feira, para a retirada de um novo tumor. Ele se recupera no hospital Cimeq, em Havana.


  • OS PERIGOS DO BAR DA BOA…

                             Juliana Paes

     

    ESTAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA QUE PEGOU FOGO NA ANTÁRTICA EXISTIA HÁ 28 ANOS

    Correio da Bahia – A estação científica brasileira que pegou fogo na Antártica existia há 28 anos e desenvolvia pesquisas importantes, como mostra o repórter Ari Peixoto.

    A base Comandante Ferraz foi instalada em fevereiro de 1984. Era uma pequena cidade, com 2,6 mil metros quadrados de área construída em módulos, com containeres de aço. Tinha todas as instalações necessárias, inclusive um heliponto. A capacidade era para 62 pessoas, incluindo pesquisadores, pessoal de apoio e 15 militares da Marinha, que formam o grupo-base, responsável pela segurança e proteção ambiental, e também pela operação de veículos e equipamentos.

    A Marinha dá apoio logístico aos pesquisadores brasileiros, com dois navios oceanográficos.

    Na base, é desenvolvida parte do Programa Antártico Brasileiro, com pesquisas nas áreas de biologia, geologia, ciências espaciais e atmosféricas. Os cientistas acreditam que tudo o que acontece na Antártica tem reflexos em outras partes do mundo. Por isso, as pesquisas no gelo podem ajudar a entender o que aconteceu, o que acontece e o que poderá acontecer no futuro do planeta.

    O Brasil tem 20 pesquisas em andamento na Antártica. O Jornal Nacional conversou com um dos pesquisadores de maior experiência na região, que já participou de 19 expedições polares. Para ele, o incêndio afetou quase metade do Programa Antártico Brasileiro, que está completando 30 anos de existência. Ele diz ainda que serão necessários, no mínimo, três anos para reconstruir a estação Comandante Ferraz

    “A exploração polar sempre traz riscos. Riscos como travessia de geleiras, tempestades, nevascas, ventos de mais de 150 km/h, e, infelizmente, o risco de incêndios”, explica Jefferson Simões, professor da UFRGS.

    A professora Lucélia Donatti é coordenadora de pesquisas no continente gelado. Ela esteve na base brasileira oito vezes e lamenta a morte dos militares e os prejuízos do incêndio para a ciência.

    “Do meu projeto nós perdemos toda a parte científica. Essa expedição vai ser anulada e para recuperar essa perda, vão uns cinco anos. Isso não é nada, comparado àquela família que ficou sem alguém. Isso que eu acho que é a grande perda”, avalia. As informações são do G1.


  • UM RABEQUEIRO NATALENSE NA FOLIA DE OLINDA

                        Cláudio Rabeca

     

    Tive uma súbita e desconcertante alegria no carnaval de Olinda deste ano (2012), lá no pólo Sí­tio de Seu Reis, no Carmo. Fui surpreendido pela excelente apresentação do natalense radicado em Recife, Cláudio Rabeca. O talentoso e carismático cantor, compositor e rabequeiro cresceu ouvindo os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte, como o forró pé de serra autêntico, e encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais.

    Cláudio, de forma eclética, acompanhado por músicos também jovens e talentosos como ele, trouxe em seu repertório, cirandas, cocos, relabuchos, marchinhas, frevos de blocos líricos e variou desde Jackson do Pandeiro (com seus antológicos sucessos carnavalescos) aos Beatles, apresentando também músicas autorais do seu CD de 2009, Luz do Baião.

    Cláudio Rabeca é músico profissional desde 1999, e além de cantar, toca instrumentos de cordas como rabeca, viola, violão e guitarra. A partir de 2002 começou a cantar e tocar percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e desde 2004 é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro do Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado (PE).

    Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda desde 2005, Cláudio Rabeca é um artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana e praticamente ignorado pelos seus conterrâneos da maloca de Poti, habituados a misturar e incensar de forma fugaz e lisonjeira, tanto o talento quanto a mediocridade.

    Saravá, Cláudio Rabeca! Daqui a pouco outros conterrâneos como eu conhecerão a sua luz, seu talento e seu “baião”.

    E como ele mesmo gosta de dizer no palco:

    – “Segure a chapa, moçada!”


  • ATÉ QUINTA-FEIRA DE CINZAS…

    fechado2

    hmnoite


    BLOG FECHADO ATÉ “QUINTA-FEIRA DE CINZAS” POR ORDENS EXPRESSAS DE SUA MAJESTADE, O HOMEM DA MEIA NOITE!


    Não sou folião
    Nem bebo Mirinda
    Eu sou legião
    Nos becos de Olinda.

    (GM)


  • PELÉ E MARADONA PAU A PAU!

    PEL_E_~1

     
         MARADONA PEDE QUE PELÉ ‘VOLTE AO MUSEU’ E QUE ‘TOME O REMÉDIO CERTO’

    UOL Esporte – A troca de farpas entre Diego Maradona e Pelé parece não ter fim. Desta vez, quem partiu para o ataque foi o ídolo argentino, que cutucou o maior jogador de futebol de todos os tempos. O ex-jogador e hoje treinador do Al Wasl, de Dubai, pediu, com ironia, que o brasileiro “volte ao museu e tome o remédio certo”.

    “Que o Pelé volte para o museu, que tome o remédio certo. Não pode errar os remédios e fazer maluquices. Isso acontece quando você mistura a vermelha com a branca”, disse Maradona em Dubai à rádio portenha La Red.

    As cutucadas de Maradona acontecem pouco depois de Pelé ter sido homenageado com um busto no estádio da Amizade de Libreville, no Gabão, local onde será disputada no domingo a decisão da Copa Afriacana de Nações. A homenagem aconteceu em memória à passagem do Santos pelo país em 1967, quando a presença do time brasileiro fez com que uma guerra civil fosse interrompida.

    Mesmo assim, Maradona não poupou criticas ao Rei do Futebol e citou a reaproximação de Pelé com a Fifa por conta da organização da Copa do Mundo de 2014. “Prefiro tomar cerveja com Ronaldo, ser amigo do Zico, poder falar com Rivelino”, declarou o técnico e completou que “se tiver que pertencer à família da Fifa, prefiro ser órfão”.

    O argentino ainda falou sobre as críticas que recebe em seu país, onde declarou se sentir um exilado, e reforçou o desejo de comandar do banco de reservas o Boca Juniors. “Acredito que um dia ainda irei dirigir o Boca”, completou.


  • “O IMPORTANTE É SER FEVEREIRO” (*)

    wando

     

    Vem amor
    Enxugue as lágrimas dos olhos seus
    Deixe o passado pelo amor de Deus
    Tristeza aqui não tem lugar
    Pra que chorar.

    Olha amor
    A praça toda iluminada
    Tem tanta gente nas calçadas
    Meu bloco tem que desfilar.

    O importante é ser fevereiro
    E ter carnaval pra gente sambar
    O importante é ser fevereiro
    E ter carnaval pra gente sambar.

     
    Nota do SDV ( * ): música de Wando e Nilo Amaro, gravada por Jair Rodrigues em 1973.


  • CHAME O LADRÃO!

    agencia-itau

     

                 LUCRO DO ITAÚ EM 2011 É O MAIOR DA HISTÓRIA DOS BANCOS DO PAÍS

    UOL (São Paulo) – O lucro do Itaú Unibanco em 2011 é o maior da história dos bancos brasileiros, segundo a consultoria Economatica. Com um lucro líquido de R$ 14,62 bilhões, o banco teve uma alta de 9,7% em relação ao ano anterior (quando lucrou R$ 13,32 bi).

    Na terceira colocação entre os maiores lucros de bancos ficou o Banco do Brasil, com o resultado de 2010 (quando teve ganhos de R$ 11,296 bi).

    O Bradesco, mesmo com uma alta de 10% em relação ao ano anterior, teve lucro de R$ 11,028 bi em 2011, ocupando a quarta colocação.

    Entre os dez maiores lucros anuais da historia dos bancos brasileiros, quatro são Itaú Unibanco. Bradesco e Banco do Brasil têm três cada um.

    Lucro do Itaú tem queda no 4º tri

    O Itaú Unibanco teve lucro líquido de R$ 3,68 bilhões no quarto trimestre, queda de 5,4% em relação ao resultado obtido um ano antes, afetado por aumento de despesas com empréstimos de difícil recuperação e inadimplência maior.     

    Em termos recorrentes, o maior banco privado brasileiro, teve lucro de R$ 3,75 bilhões no quarto trimestre, alta de 10% sobre o mesmo período de 2010. O resultado ficou em linha com a previsão média de analistas consultados pela Reuters, que apontava para lucro de R$ 3,77 bilhões no período.

    A instituição publicou ainda que sua carteira de crédito no final de dezembro totalizava R$ 397 bilhões no final de dezembro, um crescimento de 19% em doze meses. 

    Apesar disso, o banco aumentou no quarto trimestre as despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa  em 39% na comparação anual, para R$ 5,453 bilhões. Enquanto isso, o índice de inadimplência da carteira, medido pelo saldo de operações vencidas com mais de 90 dias, subiu de 4,2% para 4,9%. 

    “Esse comportamento é atribuído ao impacto residual das greves dos correios e dos bancários, ao aumento da inadimplência, ao crescimento da carteira de crédito e ao maior número de renegociações de créditos já baixados a prejuízo”, afirmou o banco no balanço ressaltando que as renegociações foram “parcialmente compensadas pelo aumento nas recuperações de créditos decorrente do recebimento do 13o salário na economia brasileira”. 

    A rentabilidade sobre patrimônio líquido médio anualizado (ROE) foi de 21,8% no último quarto do ano, uma queda ante os 23% do último quarto de 2010. 

    A expectativa de analistas era de que o banco começasse a reportar melhoras em seu índice de eficiência, ponto que a própria instituição estabeleceu como uma de suas principais metas para os próximos dois anos. No quarto trimestre, o indicador foi de 47,3%, uma melhora ante os 51,9% registrados um ano antes. 

    Na semana passada, Bradesco e Santander Brasil frustraram o mercado ao divulgar resultados abaixo das expectativas, com uma combinação de custos maiores e inadimplência ainda em ascensão.

    O Itaú Unibanco encerrou 2011 com ativos totais de R$ 851,3 bilhões, um incremento de 13,3% frente a 2010.


  • O CARNAVAL DO JAQUINHO

    jaques                   O governador Jaques Wagner (PT) e a esposa abrem o carnaval da Bahia

    fns“Músicos da FNS e seus instrumentos musicais” – Jaques Wagner solicita a ‘Orquestra da Força Nacional de Segurança’ para brincar o carnaval com os grevistas da PM baiana.

     

      NÃO VOU DAR ANISTIA NEM NEGOCIAR COM PM BANDIDO, DIZ GOVERNADOR DA BAHIA

    FOLHA.com – O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que os métodos usados por uma parte dos grevistas da Polícia Militar do Estado são “coisa de bandido”, e acrescentou que não vai ter negociação e anistia a esses policiais. A informação foi dada ontem em entrevista aos repórteres Graciliano Rocha e Fábio Guibu e publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

    Na entrevista, o governador apontou o envolvimento de policiais em tomadas de ônibus para bloquear vias e a alguns dos assassinatos nos últimos dias. Desde o início da greve, na noite de terça-feira (31), 93 homicídios foram registrados na região metropolitana.

    O governador afirmou que a greve na Bahia está sendo orquestrada nacionalmente para pressionar a aprovação da PEC-300, a proposta de emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.

    O clima é tenso nesta segunda-feira no entorno da Assembleia Legislativa, ocupada pelos grevistas. O local está cercado e houve registro de tumultos. O grupo negou a proposta de reajuste de 6,5% e afirmou que vai reagir em caso de invasão.

    CONFUSÃO

    Há princípio de confusão. No começo da manhã, um policial militar furou o cerco montado por homens do Exército e da Força Nacional ao redor da Assembleia e se juntou aos grevistas. Ele foi perseguido por um policial da Força Nacional, que desistiu ao perceber um grupo de PMs saudar o colega.

    Familiares e policiais grevistas que estão do lado de fora da Assembleia também tentaram invadir o prédio na manhã de hoje. Eles foram contidos por homens do Exército, que dispararam balas de borrachas no chão. Policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar foram chamados e isolaram o grupo.

    CERCO

    A Assembleia Legislativa da Bahia –ocupada por PMs grevistas desde a semana passada – está cercada desde a madrugada de hoje.

    Segundo o Exército e a Força Nacional, o objetivo do cerco é prender policiais militares que tiveram mandado de prisão decretado pela Justiça. Segundo a Segurança Pública da Bahia, os PMs com mandado são líderes do movimento e teriam praticado atos de vandalismo.

    Ontem (5), foi preso um dos 12 policiais militares grevistas que tiveram a prisão decretada. Segundo a secretaria, ele é acusado de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação.

    Ele é lotado na Coppa (Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental) e foi preso pelo comandante da companhia. Além de responder pelos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.