• ARGENTINA 1 X O BRASIL

    Cristina[1].Kirchner                                     Cristina Kirchner, a presidente da Argentina

    dilma_rousseff                                     Dilma Rousseff, a presidente eleita do Brasil



    HALLOWEEN

    Se você receber um e-mail
    Com arquivo anexo dizendo:

    “Fotos da Dilma nua”
     
    Pelo amor de Deus não abra…
    Pode ser verdade!

     


  • CRIADOR E CRIATURA

    ludilma
     
                DILMA DIZ QUE ELEIÇÃO ABRE NOVA ETAPA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

     
    “Foi revelada na assembleia – ateia
    Aquela situação atroz
    A voz foi infiel trocando de traqueia
    E o dono foi perdendo a voz” ( * )

     
    UOL Eleições / Maurício Savarese (Enviado especial a Porto Alegre) – Líder nas pesquisas de intenção de votos, a candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff afirmou neste domingo (31) que a votação de hoje abrirá um novo momento da política nacional e que, se eleita, governará com a coalizão a que impulsionou sua chapa. Antes de um café da manhã com jornalistas e aliados, em um hotel na capital gaúcha, Dilma disse também que os eleitores são “senhores” do processo de direção do país.

    “A partir de amanhã, começa uma nova etapa da democracia brasileira”, afirmou a petista, que, de acordo com as pesquisas, tem cerca de 10 pontos percentuais de vantagem sobre seu rival, o tucano José Serra.

    A presidenciável afirmou que, se vencer, fará uma gestão no “sentido republicano, para incluir todos”, mas indicou que governará com seus aliados na campanha – entre eles, o PMDB do vice na chapa da petista, Michel Temer, PSB, PR e PDT, que elegeram bancadas expressivas no Congresso.

    Dilma chegou ao hotel acompanhada do governador eleito do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) e do ex-prefeito de Porto Alegre Alceu Collaris (PDT), que deu à petista seu primeiro cargo na administração pública como secretária de Finanças da capital gaúcha no fim dos anos 80.

    No hotel, Dilma ouviu partidários cantando sua homenagem “ela é mulher, ela é guerreira, eu quero Dilma presidente brasileira”.

    A presidenciável prometeu “devolver em dobro” o carinho que recebeu dos eleitores em todas as regiões do País. Ela também citou a reconstrução de sua vida no Rio Grande do Sul apesar da origem mineira. “É um bálsamo para o espírito e para a alma encerrar esta campanha com companheiros e amigos de coração”.

    Depois de votar a candidata segue para Brasília, onde deve acompanhar a apuração dos votos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros aliados no Palácio da Alvorada.

     
    Nota do SDV ( * ): estrofe de “A voz do dono e e dono da voz”, música de Chico Buarque (1981).

     

  • O PAPA, DOM INÁCIO E A MÃE DE SANTO DO PAC

    ResenhaImgVer                                   Ilustração de Angeli – FSP.

    dilma-umbanda baiana

     

              BRASIL É DEMOCRÁTICO E LAICO, DIZ LULA SOBRE DECLARAÇÃO DE PAPA


    UOL Notícias / Fabiana Uchinaka (São Paulo) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29) que o Brasil é um país democrático e laico, por isso a população se manifesta do jeito que quiser. “Eu acho que cada um vai de acordo com a sua consciência”, disse, em referência à declaração dada ontem pelo papa Bento 16 para que os bispos brasileiros condenem a descriminalização do aborto. O tema vem sendo usado pela campanha dos candidatos a Presidência da República para conquistar votos.

    Não vejo nenhuma novidade na declaração do Papa. Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe.  “Se você for ver o que a Igreja Católica falava há 2 mil anos, ela falava exatamente o que o papa falou”, declarou Lula durante sua participação na 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que acontece em São Paulo.

    O presidente minimizou a polêmica criada em torno da fala do pontífice e sua possível interferência no pleito de domingo (31). “Isso pode ser falado a qualquer momento. Pode ser falado ontem, hoje, amanhã, depois de amanhã”, afirmou.

    Para Lula, a declaração da Igreja reforça a liberdade que existe no país, porque “a gente se manifesta, a gente ganha ou a gente perde, a gente pode pagar o preço pelos erros que cometer”. “Pelo reconhecimento da sociedade brasileira, parece que a gente teve mais acerto”, concluiu.

     


  • “LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ”

    dilma_sarkozyO presidente francês Nicolas Sarkozy e a candidata ao cargo de “presidenta” do Brasil, Dilma Roussef.

     

    “Eu me chamo Zé Limeira
    De Lima, limão, limança
    A estrada de São Bento
    Bezerro de vaca mansa
    Valha-me Nossa Senhora
    Tão bombardeando a França!” (*)

     

       SARKOZY AFIRMA QUE NÃO PERMITIRÁ QUE TERRORISTAS DECIDAM SUA POLÍTICA

     
    AFP (Bruxelas) – O presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou nesta sexta-feira que o país não terá sua política ditada por ninguém, menos ainda por terroristas, depois das ameaças do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, contra a França.
     
    “A França não deixará sua política ser ditada por ninguém e menos ainda por terroristas”, afirmou Sarkozy em uma entrevista coletiva em Bruxelas ao fim de uma reunião da União Europeia (UE).

    “A lei sobre a burca foi votada e promulgada. A República Francesa indicou claramente sua escolha”, acrescentou.

    Em uma mensagem divulgada na quarta-feira pelo canal Al-Jazeera, Bin Laden advertiu que a França só terá segurança se retirar suas tropas do Afeganistão e acabar com as “injustiças” em relação aos muçulmanos.

    De acordo com o líder terrorista, os muçulmanos “têm o direito” de responder à lei francesa sobre a proibição do véu islâmico integral e a utilizar a violência contra os “invasores” franceses.
     

    Nota do SDV: versos atribuídos a “Zé Limeira, o Poeta do Absurdo”, título do livro de Orlando Tejo.
     
     

  • A TURMA DO ZÉ DA ONÇA…

    cristina-chavez-evo         A viúva Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia).

    cristina e lugo                                         Cristina Kirchner e Fernando Lugo (Paraguai)

     

    “Sá Chiquinha se ele morrer
    Não tenha medo de ficar sozinha
    A despesa do enterro eu pago, Sá Chiquinha
    A senhora é muito cheirosinha,
    Se a senhora quiser se casar, Sá Chiquinha,
    A primeira ‘preferença’ é minha!

    Agora é qu’eu fiquei sabendo
    Zé da Onça mermo quem tu sôis
    Vim falá isso no meio do povo, Zé da Onça,
    Essa conversa era só pra nós dois
    Mas se é verdade o que tu tá falando, Zé da Onça,
    A resposta eu te dou depois… ” ( * )

     

    Nota do SDV ( * ): estrofes do rojão “Zé da Onça”, autoria de João do Vale e Abdias, interpretado por Zito Borborema e Chiquinha do Acordeon (final dos anos 1950).



  • UPA, CAVALINHO!

    gordas3

     

    GORDINHAS TÊM QUE SE DEFENDER, AFIRMA PRETA GIL SOBRE “RODEIO” DE ALUNOS DA UNESP

     
    FOLHA.com / Eliane Trindade (São Paulo) – A cantora Preta Gil, 36, afirma que as meninas agredidas por alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) durante uma “competição” batizada de “Rodeio das Gordas” devem “correr atrás dos direitos delas”

    Preta ganhou em primeira instância um ação de R$ 100 mil por danos morais que move contra o programa “Pânico na TV”, da Rede TV!. O processo foi movido após a exibição de um vídeo em que os humoristas fazem piada com o fato de ela tomar um “caldo” na praia de Ipanema e a comparam a uma “baleia encalhada”.

    Folha – O que você diria às jovens que foram agredidas no “rodeios das gordas”? 

    Preta Gil – As meninas têm que correr atrás dos direitos delas. Esse garotos têm que ser punidos, pois é a única maneira de eles se educarem. Eles fazem parte de uma geração muito complicada. A internet faz com que possam se expressar livremente de uma maneira covarde, pois nunca dão a cara a tapa. Eles acham normal esse tipo de agressão.

    Folha – Você pode dar exemplos?

    Preta Gil – No meu caso, as agressões são fortes: me chamam de vaca, baleia. É uma coisa absurda, que aprendi a lidar. Mas é claro que fere, magoa. Quando fiz as fotos nuas para a capa do meu primeiro disco, nunca imaginei que as reações fossem ser tão moralistas e preconceituosas pelo fato de eu ser gordinha.
    Hoje, aos 36 anos, tenho uma carreira, conto com o suporte da minha família e consegui desenvolver minha autoestima. Mas para adolescentes é complicado.

    Folha – Qual foi a última agressão que você sofreu?

    Preta Gil – Ontem mesmo cheguei a fazer uma brincadeira no Twitter. Toda vez que aparece a notícia de que uma baleia está encalhada em alguma parte, imediatamente meu nome vai para o “toptrends”. “Preta Gil encalhou hoje em Búzios”. Postei: 1, 2 3, 4 para começarem as piadas.

    Folha – Como se combate isso?

    Preta Gil – Com os jovens, é muito importante o exemplo. A televisão, que é uma referência muito forte, é um retrocesso. Há um segmento de programas de humor que faz graça em cima de defeitos e anomalias. Uma pessoa pode ser gorda por mil fatores, mas não pode ser tratada dessa maneira desrespeitosa.

    Folha – Como foi esse processo contra o “Pânico na TV”?


    Preta Gil – Além de as piadas serem muito agressivas, é um programa de enorme audiência. Não podia deixar que fizessem chacota com a minha cara e ganhassem um monte de dinheiro com isso. A sentença a meu favor é muito importante, exemplar.

     


  • DROGA POR DROGA, MELHOR VOTAR NA CALIFÓRNIA!

    cannabis4

    California DreaminCALIFORNIA DREAMIN’ – Acrílico de John G. Heinrichs e título de uma canção imortal (1966) de The Mamas And The Papas.

     

                        ELEIÇÕES: CALIFÓRNIA DISCUTE LEGALIZAÇÃO DA MACONHA
     

    Zero Hora / Blog do Rodrigo Lopes (Porto Alegre) – No próximo dia 2, os americanos vão às urnas para eleger a nova cara da Câmara dos Deputados (Representative House) e um terço do Senado. Mas além desta eleição que é superimportante para o futuro do governo Obama, vários Estados aproveitarão o dia para realizar referendos. É o caso da Califórnia do governador Arnold Schwarzenegger. Lá, os eleitores vão decidir pela legalização ou não da maconha para “consumo recreativo”. Especialistas calculam que a legalização poderia render ao governo até US$ 1 bilhão em impostos.

    Na Califórnia, atualmente já é possível comprar maconha, de plantações autorizadas, para uso médico desde que se apresente receita. Mas o assunto divide opiniões. Há quem diga não ver diferença entre álcool e um cigarro de maconha, e por isso apoia a ideia para aumentar a receita do Estado em crise. Outros acreditam que a legalização servirá como uma apresentação da droga aos jovens.



  • “PRO ECO RESPONDÊ…” (*)

    barack_obama2                              Barack Obama – 1º presidente negro dos EUA…

    Celso_Pitta                                         Celso Pitta – 1º prefeito negro de São Paulo…

    Maria luiza fontenele                                   Maria L. Fontenele – 1ª prefeita petista de uma capital brasileira…

    dilma_azul                           Dilma Roussef – pode se tornar a 1ª “presidenta” do Brasil…

     

    E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?…  E DAÍ?… 

     

    Nota do SDV ( * ): título de uma embolada de Manezinho Araújo e Darci de Oliveira (1936).

     


  • DE AVIÕES…

    avião

     

          ANAC VAI INVESTIGAR DADOS SOBRE DISTÂNCIA ENTRE ASSENTOS DE AVIÕES

    FOLHA.com / Larissa Guimarães (Brasília) – A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) irá auditar – até o início do próximo ano – as informações enviadas pelas companhias aéreas sobre a distância entre as poltronas em seus aviões.

    Os dados foram enviados no início de outubro, seis meses após a Anac ter solicitado. No entanto, segundo a Folha apurou, as informações repassadas surpreenderam os técnicos da agência.

    O motivo da surpresa: as distâncias informadas credenciariam as empresas aéreas a receber o selo “A”, nota máxima, caso já estivesse em vigor a classificação anunciada pelo governo, em março deste ano.

    A classificação da distância entre as poltronas dos aviões terá o seguinte padrão: A (mais de 73 cm) até E (menos de 67 cm).

    De acordo com levantamento feito pela Folha com as empresas Gol, Avianca e Azul, o espaço entre um assento e outro varia de 86,3 cm a 76,2 cm. Ou seja, elas receberiam a classificação “A”.

    Também procuradas pela reportagem, as companhias TAM e a Webjet não informaram a distância entre os assentos em suas aeronaves.

    MEDIDAS

    À reportagem, a Gol informou que a distância entre um assento e outro depende da aeronave e pode variar entre 76,2 cm e 81,2 cm.

    “A classe Comfort de serviços diferenciados, disponível nos voos da Varig para o exterior, oferece mais espaço entre poltronas”, afirmou a empresa, em nota.

    A Avianca declarou que seus passageiros contam com uma distância de 81,2 cm em seus voos. Na novata Azul, o espaço médio entre as poltronas de seus aviões é de 78,1 cm, mas parte delas fica a 86,3 cm (o maior espaço).

    Apesar dos resultados informados pelas empresas, a percepção dos passageiros brasileiros é que o espaço entre as poltronas incomoda. Uma medição feita em 2009 pela Anac indicou que as principais companhias operavam aviões com distâncias entre 55,7 e 78 cm.

    A medida glúteo-joelho dos brasileiros, na média, fica entre 55 e 65 cm.

    MINISTRO

    Até março do próximo ano, todas as companhias aéreas brasileiras que têm voos regulares com aviões acima de 20 assentos terão de usar obrigatoriamente a etiqueta de classificação.

    Ela vai indicar para os passageiros o espaço na classe econômica em voos domésticos ou internacionais. Se for usada de forma incorreta, a empresa poderá receber advertência e ser autuada, se não corrigir o erro.

    A distância entre os assentos foi inicialmente questionada, em 2007, pelo ministro Nelson Jobim (Defesa).

    Com 1,90 m de altura, Jobim afirmou na época que tinha “dificuldades para sentar nos voos de qualquer empresa” e pediu regulamentação do assunto ao Conac (Conselho Nacional da Aviação Civil).

     


  • “DOM LUIZ SEBASTIÃO” (*)

    dom sebastião2                      O rei de Portugal Dom Sebastião, “O Desejado” (1554-1578)

     

         DILMA MENCIONA A ALIADOS POSSIBILIDADE DE LULA SER CANDIDATO EM 2014


    FOLHA.com (São Paulo) – Em visita recente ao Rio de Janeiro, a presidenciável petista Dilma Rousseff mencionou pela primeira vez, em conversa com aliados, a possibilidade de Lula ser candidato à Presidência em 2014, informa o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete (
    íntegra somente para assinantes do jornal e do UOL).

    Mesmo tendo surgido em contexto informal, a fala surpreendeu os presentes. Quem acompanha a política fluminense sabe que o grande desejo de Sérgio Cabral (PMDB), governador reeleito, é se tornar vice de uma chapa encabeçada por Lula.

    Da Europa, onde esteve logo depois do primeiro turno, Cabral manifestou ao marqueteiro João Santana a opinião de que o presidente deveria voltar a ter protagonismo na propaganda da petista. “A Dilma é Rousseff, mas também é ‘do chefe'”, justificou.


    Nota do SDV ( * ): Sebastianismo é a doutrina salvacionista definida pela espera de uma espécie de pai da pátria que vem redimir o país e o povo de uma situação desfavorável. Esta doutrina messiânica se manifesta através da cega fé das massas populares num líder político, julgado capaz de acabar com os abusos existentes e de inaugurar uma nova era de bem-estar geral. O sebastianismo surgiu na crença enraizada no imaginário do povo português desde o desaparecimento do rei Dom Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir (1578).