• A PERERECA E O SAPO BARBUDO

    calcinha


    LULA VOLTA A CRITICAR VELOCIDADE DAS OBRAS PÚBLICAS E FAZ PIADA COM PERERECA


    FOLHA.com / Estelita Hss Carazzai (Porto Alegre) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta quinta-feira (29), a “máquina de fiscalização” das obras públicas e o atraso que ela provoca no andamento de projetos do governo federal.

    Lula lembrou o episódio do túnel da BR-101, no Rio Grande do Sul, em que o aparecimento de um tipo de perereca provocou a paralisação da obra por seis meses, para que se verificasse se a espécie era rara e seria atingida com o empreendimento.

    “Coloca-se o Brasil todo a serviço das pererecas”, criticou. “Nós sabemos da importância das pererecas, mas não pode parar o Brasil.”

    Ao final de seu discurso, Lula disse que voltará ao Estado até o final de seu mandato para inaugurar o túnel. “Eu vou passar embaixo daquele túnel nem que eu tiver que me ‘atarracar’ com aquela perereca lá. Peça para a perereca sair de perto, porque eu vou vir meio nervoso”, declarou.

    Para Lula, a oposição, no Brasil, “se esquece” de que vai ser governo e “cria o maior número possível de obstáculos para as coisas não funcionarem” – o que, segundo ele, deu origem à máquina de fiscalização das obras públicas. “Tudo, tudo inibe a pessoa que tem que dar a liberação”, afirmou.

    “Nós que fazemos lei temos que fazê-las com mais responsabilidade. Não é porque há disputa eleitoral que vale tudo”, disse.

    Lula esteve em Porto Alegre para a assinatura de contratos relativos a obras do PAC para rodovias e a programas habitacionais, além de obras de mobilidade urbana em Porto Alegre para a Copa de 2014.

     


  • “A TODOS E A TODAS”

    box p_b

     

                                       E POR FALAR EM POLITICAMENTE CORRETO…
     

    Blogue Jesus, Me Chicoteia! / Marco Aurélio Góis dos Santos – Sempre que se fala nessa praga do “Politicamente Correto”, imediatamente me lembro do seu Dino (não o seu Dino, ok? Senhor Dino. Bah, você entendeu). Seu Dino era contador (não sei se está vivo ainda) de uma empresa em que trabalhei. Devia ter uns setenta anos, italiano, carrancudo e avesso a todo tipo de modismo e às novas tecnologias. Lembram daquele velho do comercial de lançamento do Corsa (“Pra que tanta cor?!”, “Pra onde esse mundo vai?!”)? Pois então, era igualzinho, e nós tirávamos sarro dele com isso. E ele gostava, porque apesar de querer parecer ranzinza era um velho muito bem humorado e cheio de tiradas ótimas.

    E isso com o politicamente correto, o que tem a ver? Pois uma segunda-feira, seu Dino chegou ao escritório fulo:

    — Vocês viram a luta de ontem?

    — Não, Seu Dino.

    — Porra, aqueles locutores da Globo têm mais é que ir trabalhar na lavoura, porque pra narrar luta eles não servem não. Imaginem que o tempo todo ficavam falando: “Fulano, de calção branco e sapatilhas pretas, e beltrano, de calção vermelho e sapatilhas brancas”. O tempo todo! Esses caras acham que a gente é burro.

    — Pô, seu Dino, pega leve. Eles fazem isso porque sempre tem o cara que liga a TV no meio da luta e não sabe quem são os lutadores. E nem todo mundo conhece os boxeadores como o senhor conhece…

    — Não é disso que estou falando, ó cavalgadura! O negócio é que um lutador era branco e o outro era negro. Custava falar, “Fulano, branco, e Beltrano, negro?”. Que frescura é essa? PRA ONDE ESSE MUNDO VAI?!



  • JUIZES DE FUTEBOL E CARTOLAS, POLÍTICOS NÃO?

    juiz_ladrao-roubo_falta_arbitragem_charge

     

    ÁRBITROS E CARTOLAS PODERÃO SER PRESOS POR ATÉ SEIS ANOS POR COMPRA OU FRAUDE DE RESULTADOS
     

    FOLHA.com / Simone Iglesias (Brasília) – A partir desta terça-feira, passa a ser crime passível de prisão de dois a seis anos a manipulação de resultados por juízes de futebol e compra de resultados por cartolas.

    A lei será sancionada nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no CCBB (sede provisória do governo).

    A nova regra proíbe explicitamente “solicitar ou aceitar vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não com o fim de alterar o resultado de uma competição esportiva” e “fraudar por qualquer meio ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva.”

    Além de atingir juízes e cartolas, as mudanças no Estatuto do Torcedor miram cambistas, torcidas uniformizadas e torcedores dispostos a irem aos estádios para fazer tumulto.

    Cambista pego vendendo ingressos estará sujeito à prisão de um a dois anos e ao pagamento de multa.

    Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito a reclusão de dois a quatro anos e multa.

    Promover tumulto e incitar a violência nos estádios causará prisão de um a dois anos mais multa, mas na sentença condenatória, o juiz poderá trocar essa pena pela proibição do torcedor assistir jogos nos estádios pelo prazo de três meses a três anos. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado e produzido em consenso pelos ministérios do Esporte, da Justiça, CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Ministério Público.

    MAIS MUDANÇAS

    De acordo com o texto aprovado pelo Congresso Nacional, todos os integrantes das torcidas organizadas deverão ser cadastrados. Além disso, as entidades passam a responder civilmente pelos danos causados por qualquer um de seus associados nos estádios, a 5 quilômetros dos locais onde os jogos estão ocorrendo ou no trajeto. A torcida também pode ser impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos ou ser obrigada a realizar trabalhos sociais.



  • “UM TAPINHA NÃO DÓI” (*)

    CARICA~1


    LULA DEFENDE PROJETO CONTRA PALMADAS E DIZ QUE “BELISCÃO DÓI PRA CACETE”

     
    FOLHA.com / Simone Iglesias (Brasília) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu apoio do Congresso nesta quarta-feira para aprovar projeto de lei do governo que inclui “castigo corporal” e “tratamento cruel e degradante” como violações dos direitos na infância e adolescência. Hoje, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) fala em “maus tratos”, mas não especifica os castigos que não podem ser aplicados por pais, mães e responsáveis.

    Você concorda com a proibição de palmadas em crianças?
    Projeto deve proibir que pais usem “palmadas”

    Lula afirmou que o projeto será criticado pelos setores conservadores da sociedade, mas que o governo está preparado para esse debate.

    “Beliscão é uma coisa que dói pra cacete”, disse e complementou que se considera uma pessoa “abençoada” por nunca ter apanhado dos pais. “Meu pai era um homem bruto, quem viu o filme [Lula, o Filho do Brasil] sabe, mas nunca apanhei dele e nunca bati nos meus filhos”, afirmou.

    Lula disse que falta conversa entre pais e filhos, principalmente para discutir sobre sexo. Afirmou que os pais não têm tempo para os filhos, mas conseguem encontrar tempo para “tomar cerveja”.

    O presidente aproveitou o evento de comemoração dos 20 anos do ECA, no CCBB, sede provisória do governo, para rebater críticas ao 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado em dezembro do ano passado.

    “Viram a quantidade de críticas que fomos vitimas? De ataques que esse companheiro (Paulo Vannuchi, ministro da Secretaria de Direitos Humanos) recebeu na questão da terra, da comunicação. Fui pegar o que foi feito em 2006 e em 2002 e era muito mais radical (do que fizemos)”, afirmou. A diferença, disse Lula, sem citar o antecessor, é que o governo Fernandeo Henrique propôs medidas radicais que não executaria, mas seu governo pretendia colocar em prática o que estava no PNDH.
     

    ( * ) Nota do SDV: Música de MC Naldinho.



  • RAMBO X BOPE

    rambo2

    bope 1
                                                            E DÁ-LHE, RAMBO!

    De Sylvester Stallone, após gravar cenas do filme “Os Mercenários”, no Brasil (RJ):

    “Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro ( fazendo referência ao BOPE ). Já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso?”

    (GM)

     


  • “AGORA É NÓIS NA FITA, MANO!”

    manos2

    TEIXEIRA SE DIZ IMPRESSIONADO COM “CORAGEM” DE MANO E MARCA APRESENTAÇÃO


    UOL Esporte (São Paulo) – Pouco depois de Mano Menezes ter confirmado em entrevista coletiva que aceitou o convite da CBF para ser técnico da seleção brasileira, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, deu suas primeiras palavras sobre o novo comandante e se disse impressionado com a “coragem” do treinador.

    Em nota publicada no site oficial da CBF, o mandatário afirmou que está satisfeito com a nova escolha que fez depois de ter visto o Fluminense vetar a ida de Muricy Ramalho, que era a primeira opção dele e que chegou a receber um convite oficial.

    “O Mano mostrou coragem e também orgulho por ter a oportunidade que todo técnico do mundo sonha, que é dirigir a seleção brasileira. Tenho a certeza de que realizará um grande trabalho até 2014”, afirmou Ricardo Teixeira.

    O cartola ainda revelou parte da conversa que teve com o treinador, que fará sua despedida do Corinthians neste domingo, contra o Guarani, no Pacaembu, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    “A seleção brasileira, como me disse o novo técnico, voltará a ter uma presença significativa de jogadores que atuam em clubes brasileiros. O Mano Menezes, inegavelmente, é o técnico com capacidade para conduzir esse processo”, disse.

    Mano Menezes será oficialmente apresentado como técnico da seleção brasileira nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, às 16 horas, e já terá de anunciar sua primeira convocação. O Brasil terá amistoso contra os Estados Unidos no dia 10 de agosto.

     


  • SAI O SARGENTO DUNGA ENTRA O GENERAL MURICY

    general muricyMuricy Ramalho, técnico do Fluminense, convidado para ser o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol.

     

    É TEMPO DE MURICY…
     

    Folha de São Paulo / 10 de novembro de 2002  –  “Já lembrei aqui o episódio, um dos mais patéticos de Canudos. Ao tombar em combate Moreira Cesar, o comando da expedição passa ao coronel Pedro Nunes Tamarindo, nas palavras de Euclides, “homem simples, bom e jovial, avesso a bizarrear façanhas”, que, interpelado ansiosamente por um oficial naquele lance desesperado, responde “com humorismo triste, rimando um dito popular do norte:

    ‘É tempo de murici / Cada um cuide de si…’ 

    Redimindo-se do instante de fraqueza, Tamarindo, “destemeroso e infatigável na hora da catástrofe”, iria morrer tentando deter a debandada. Três meses mais tarde, os novos expedicionários deparariam com renques de caveiras branqueando nas orlas do caminho e “um manequim (…) lúgubre (o corpo do coronel) empalado, erguido num galho seco, de angico, (…) o espectro do velho comandante…”.

    Murici, ensinam os dicionários, é fruto que só floresce em seca braba. O sentido da expressão é óbvio: quando apertam as condições externas, cada qual deve confiar nas próprias forças. Poucos conselhos seriam mais apropriados a esses tempos agrestes.”


    (Texto de Rubens Ricupero, ex-ministro da república na gestão de FHC)

     


  • FLORESTA MARROM ( * )

    floresta_marrom

    formiguinhaz_01

     


    Formigas transando
    O bordado do chão,
    Janelas abertas
    Se decompõem,
    A vida é deserta,
    Oásis de mel
    Nas sombras do céu.

    Branca de Neve
    Com medo se atreve
    Na contramão…

    Pepita de ouro
    No lápis creon,
    Verde besouro,
    Floresta marrom,
    O olho dos olhos
    Bebendo o amanhã,
    Formigas transando
    O bordado do chão.


    Nota do SDV ( * ) – Música do grupo Alcateia Maldita, banda potiguar (Natal) dos anos 1970.
    Letra: Fernando Lima (‘kalum”) e Graco Medeiros (“Legião”).
    Adaptação: Raul Andrade e Edinho Oliveira.
     

  • O CAUDILHO EM PÉ DE GUERRA

    chavez 2

     

    CHÁVEZ COLOCA FRONTEIRA EM “ALERTA MÁXIMO” E DIZ QUE PODE “MORRER PELA VENEZUELA”

     

    FOLHA.com – Em resposta às acusações da Colômbia durante a reunião da OEA – de que a Venezuela abriga ao menos 1,5 mil guerrilheiros colombianos em 87 campos de treinamento – o líder da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a ruptura de relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá, e afirmou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, é “mentiroso” e “mafioso”.

    O líder defendeu os venezuelanos dizendo que são “capazes de morrer defendendo nossa verdade e a dignidade deste país”, além de caracterizar Uribe como “um mentiroso, obsessivo, mafioso, se presta a qualquer jogada, é capaz de qualquer coisa e instalou um governo de máfias, triste e lamentavelmente para este povo querido e irmão e para seus vizinhos que somos nós”, informou o jornal venezuelano “El Universal”.

    “Não nos resta por dignidade, senão romper totalmente as relações diplomáticas com irmã Colômbia e isso me dá uma lágrima no coração. Espero que se imponha a racionalidade no que a Colômbia pensa”, disse.

    Chávez disse ainda que a decisão de romper relações deve-se à “gravidade do ocorrido” durante a sessão da OEA, quando o governo colombiano reforçou as acusações contra Caracas.

    Ainda citado pelo “El Universal”, o líder da Venezuela argumentou que as supostas provas de que o país abrigue ao menos 1,5 mil guerrilheiros colombianos em 87 campos de treinamento são “invenções”.

    “Lá (na Colômbia), se inventaram falsos positivos que foram capturados pelas forças militares da Colômbia e os levaram a uma montanha, os mataram, e depois de tê-los matado nos bairros pobres de Bogotá e Medellín, os vestiram com uniformes militares”, acrescentou.

    Em alusão às práticas realizadas durante os regimes ditatoriais na América Latina, Hugo Chávez indicou que a “criação de falsas provas” já era feita pelos EUA e foi ensinada na “Escola das Américas”.

    “Aqui também houve outro caso em Las Coloradas. Mataram alguns camponeses na fronteira com a Colômbia ( … ) e os vestiram com roupas de guerrilheiros. Depois foram apresentados em um programa de televisão dizendo que se tratava de um golpe contra a guerrilha”, disse Chávez, explicando que na verdade a ação foi também realizada pelo Exército da Venezuela, mas que os venezuelanos jamais diriam que os camponeses eram guerrilheiros.

    A decisão de colocar as fronteiras em “alerta máximo” deve-se ao risco de que o Uribe, “movido por seu ódio contra a Venezuela”, opte por uma ação militar contra Caracas, enfatizou o líder venezuelano.

    As declarações de Chávez foram feitas em rede nacional de televisão, ao lado do técnico da seleção de futebol argentina Diego Maradona, que está em visita à capital da Venezuela.

     


  • A ROUPA DE JESUS

    santo sudário                                       O Santo Sudário

                                             
                   JESUS LUZ VAI LEILOAR JAQUETA COM LANCE MÍNIMO DE R$ 5.000


    Folha Ilustrada / Mônica Bergamo (São Paulo) – O modelo e DJ Jesus Luz, namorado da cantora pop Madonna, doou uma jaqueta e uma camiseta para um leilão beneficente. O lance mínimo será de R$ 5.000.

    A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quinta-feira (22). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

    A jaqueta de couro é da grife Dolce & Gabbana. Já a camiseta traz a palavra “Jesus” escrita.O leilão é em prol de um projeto de alfabetização na favela Paraisópolis. O evento, organizado pelo cabeleireiro Wanderley Nunes, acontece no dia 16 de agosto, no Buddha Bar, com convites a R$ 500.